Instituto promove evento sobre saúde mental materna
5 de maio de 2023

A ll Mobilização Viçosense pela Saúde Mental Materna aconteceu nos dias 3 e 4 de maio e faz parte da programação do 'Maio Furta-Cor'

Nos dias 3 e 4 de maio, aconteceu no Salão Nobre Professor Arduino Bolivar, a ll Mobilização Viçosense pela Saúde Mental Materna, realizado pelo Instituto Eu Na Gravidez, pelas Psicólogas Daniele Linhares e Kátia Cruz, com apoio da Prefeitura de Viçosa, através da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, órgão ligado à Secretaria de Administração e Planejamento Estratégico. O evento é parte da Campanha Maio Furta-Cor e da Mobilização Nacional pela Saúde Mental Materna.

Campanha faz parte do 'Maio Furta-Cor'

Em 2022 foi realizada a primeira Mobilização, com 11 palestras online e com a participação de mais de 15 profissionais de saúde de viçosa, que atuam diretamente com o público perinatal (gestantes e recém-mães). A mobilização exercida em torno da temática resultou em uma lei específica para o maio furta-cor em viçosa, a lei nº 2.982/2022, que instituiu o mês de maio para ações de conscientização, incentivo ao cuidado e promoção da saúde mental materna no município de viçosa, de autoria da vereadora Jamille Gomes. Jamille, em sua fala na reunião Ordinária da Câmara Municipal da terça-feira (02 de maio), a parlamentar destacou a importância de serem estabelecidos debates sobre a rotina das mães, que, na maioria das vezes, é associada a uma sobrecarregada por duplas e triplas jornadas.

Este ano, a ll Mobilização Viçosense  pela Saúde Mental Materna aconteceu em formato presencial e contou com palestras e mesas redondas para estudantes, profissionais da saúde e toda a população, além de palestras exclusivas para gestantes e suas parcerias, familiares e rede de apoio. Houve também sorteio de itens de enxoval e de um ensaio de gestante cedidos por profissionais e lojistas de Viçosa. Além destes dois dias de evento, no dia 13 de maio, haverá a Marcha-Furta Cor, uma ação nacional de conscientização sobre saúde mental materna, parte da campanha Maio Furta-Cor.

A Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Gabriele Wakim, destaca que o evento foi muito produtivo, pois foram discutidas as necessidades das gestantes, mães e puérperas, para que as políticas públicas voltadas à saúde mental materna sejam efetivas no município de Viçosa.

Quem esteve presente?

Estiveram presentes no evento o Prefeito Municipal de Viçosa, Raimundo Nonato Cardoso; a Coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Gláucia Cristina Machado, representando o Secretário Municipal de Saúde Rainério Fontes; o Secretário de Administração e Planejamento Estratégico, Luan Campos; a Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Gabrielle Wakim; a autora do Projeto da “Lei Do Maio Furta-Cor” e Procuradora Especial da Mulher da Câmara Municipal de Viçosa, Vereadora Jamille Gomes; a Presidente do Conselho Da Mulher, Maria de Fátima Lopes; as Representantes do Instituto “Eu Na Gravidez”, Daniele Linhares e Kátia Cruz; Dra. Diana Milagres, Ginecologista e Obstetra; Melissa Marangon de Freitas, Gerente Administrativo do Ceae; Tereza Cristina Giacomelli, Enfermeira, especialista em Cuidados com o Recém-Nascido; Melissa Fantuzzi Gomes, Psicóloga, especialista em Terapia Cognitivo Comportamental da Infância e Adolescência; Daniela Leles, Fisioterapeuta, especialista na Saúde da Mulher; Lara Gonçalves Assunção, Acupunturista e A Dra. Deise Felix, Coordenadora da UTI Pediátrica do Hospital São Sebastião.

Foto: PMV

publicidade

publicidade

publicidade