Turmas de dança de Viçosa se classificam para festivais no sul do Brasil
11 de maio de 2023

As turmas do Centro Experimental de Artes foram selecionadas para se apresentar em grandes festivais brasileiros: Festival de Dança de Joinville e o Festival Internacional de Hip Hop.

Duas turmas de danças urbanas do Centro Experimental de Artes, projeto vinculado ao Departamento e à Secretaria de Cultura da Prefeitura de Viçosa, foram selecionadas nesta semana para dois grandes festivais brasileiros: o Festival de Dança de Joinville e o Festival Internacional de Hip Hop (FIH2).

O Festival de Dança de Joinville está em sua 40ª edição. Realizado na cidade de Joinville, no norte de Santa Catarina, o evento reúne mais de sete mil participantes e atrai público superior a 230 mil pessoas durante os doze dias de Festival, já tendo sido considerado o maior festival de dança do mundo. Em 2023, a programação acontece entre os dias 17 e 29 de julho.

Imagem: Prefeitura Municipal de Viçosa

Festival de Dança de Joinville

Em solos joinvilenses, os grupos de Viçosa foram selecionados com coreografias que fizeram sucesso no ano passado: V8 Crew, do professor Cleison Lana, com “Entre Flores, Entre Dentes”, na categoria Júnior; e Na Manha Crew, do professor Luis Filipe Claudino (Fil), com “Na Minha Pele”, na categoria Sênior. Ambos os trabalhos foram selecionados com notas altas (V8 com 9,18 e Na Manha com 8,88), o que permite os grupos a se apresentarem de forma competitiva, dentro do Festival da Sapatilha. Além das avaliações extremamente positivas, por ser a primeira vez que o Centro Experimental se classifica para o Festival de Joinville, a notícia da aprovação veio com ainda mais emoção.

Festival Internacional de Hip Hop

Completando 20 anos em 2023, o FIH2 acontece entre os dias 7 e 9 de julho na cidade de Curitiba, no Paraná, e é conhecido como um dos maiores eventos de danças urbanas da América Latina. Como nas últimas edições, V8 e Na Manha Crew foram destaques nas classificatórias realizadas no Conexão Hip Hop e garantiram suas vagas no Festival curitibano, sendo a terceira aprovação do V8 no evento e a sexta do Na Manha. Neste ano, o grupo do professor Cleison foi selecionado para a categoria Sênior com a coreografia “Frenesi”, enquanto a turma do professor Fil foi aprovada com a montagem “Faminem”, na categoria avançada.

publicidade

publicidade

publicidade