Unidade funcionará na comunidade rural Colônia Vaz de Melo e está na segunda etapa de estruturação.
A Prefeitura Municipal de Viçosa (PMV) divulgou, nesta terça-feira (27), que a montagem da Unidade de Vigilância de Zoonose começou. O secretário municipal de Saúde, Rainério Fontes, acompanhou o início dos trabalhos de estruturação.
Segundo a PMV, nesta segunda etapa, está sendo feita a montagem dos mobiliários e de materiais permanentes. Além disso, os cabos de internet e de telefonia estão sendo ligados e os processos de protocolos e de prestação de serviços se iniciam.
A previsão é que, em breve, os serviços que já são prestados pela Secretaria de Saúde, através da Vigilância Ambiental, sejam oferecidos em um local adequado para um melhor atendimento à população. Isso acontecerá de acordo com as necessidades epidemiológicas do interesse da saúde pública de Viçosa,como a vigilância da raiva, da febre maculosa, da febre amarela, arboviroses e demais zoonoses.
O imóvel edificado em terreno da prefeitura, na Colônia Vaz de Melo, tem uma área construída de cerca de 400 m², que abrange sede administrativa, salas de vacinação e de necropsia; canis coletivos, individuais e de adoção; e depósitos para ração, materiais de limpeza e outros suprimentos.
No espaço acontecerão estratégias referentes à vigilância, à prevenção e ao controle de zoonoses de forma contínua e sistemática.