segunda-feira, 8 de junho de 2026
Urgente
Governo de Minas moderniza Sala de Situação de Recursos Hídricos e amplia capacidade de prevenção a eventos climáticos extremosMinas Gerais encerra os cinco primeiros meses de 2026 com US$ 17,9 bilhões em exportaçõesSecretaria de Educação divulga classificação da Remoção Regional e EstadualOlitef 2026 abre inscrições e amplia oportunidades para estudantes da rede estadualGoverno de Minas lança Plano Estadual de Enfrentamento aos Incêndios Florestais e reforça preparação frente às mudanças climáticasPrefeitura empossa mais 75 concursados para reforçar rede municipal de educaçãoWikimedia Brasil promove oficinas de edição na Wikipédia em ViçosaMotocicleta é removida durante operação da Polícia Militar no bairro União, em ViçosaGoverno de Minas moderniza Sala de Situação de Recursos Hídricos e amplia capacidade de prevenção a eventos climáticos extremosMinas Gerais encerra os cinco primeiros meses de 2026 com US$ 17,9 bilhões em exportaçõesSecretaria de Educação divulga classificação da Remoção Regional e EstadualOlitef 2026 abre inscrições e amplia oportunidades para estudantes da rede estadualGoverno de Minas lança Plano Estadual de Enfrentamento aos Incêndios Florestais e reforça preparação frente às mudanças climáticasPrefeitura empossa mais 75 concursados para reforçar rede municipal de educaçãoWikimedia Brasil promove oficinas de edição na Wikipédia em ViçosaMotocicleta é removida durante operação da Polícia Militar no bairro União, em Viçosa

Prefeitura de Viçosa inicia montagem do Centro de Zoonose

Prefeitura de Viçosa inicia montagem do Centro de Zoonose

Unidade funcionará na comunidade rural Colônia Vaz de Melo e está na segunda etapa de estruturação.

A Prefeitura Municipal de Viçosa (PMV) divulgou, nesta terça-feira (27), que a montagem da Unidade de Vigilância de Zoonose começou. O secretário municipal de Saúde, Rainério Fontes, acompanhou o início dos trabalhos de estruturação.

Segundo a PMV, nesta segunda etapa, está sendo feita a montagem dos mobiliários e de materiais permanentes. Além disso, os cabos de internet e de telefonia estão sendo ligados e os processos de protocolos e de prestação de serviços se iniciam.

A previsão é que, em breve, os serviços que já são prestados pela Secretaria de Saúde, através da Vigilância Ambiental, sejam oferecidos em um local adequado para um melhor atendimento à população. Isso acontecerá de acordo com as necessidades epidemiológicas do interesse da saúde pública de Viçosa,como a vigilância da raiva, da febre maculosa, da febre amarela, arboviroses e demais zoonoses.

O Centro de Zoonose

O imóvel edificado em terreno da prefeitura, na Colônia Vaz de Melo, tem uma área construída de cerca de 400 m², que abrange sede administrativa, salas de vacinação e de necropsia; canis coletivos, individuais e de adoção; e depósitos para ração, materiais de limpeza e outros suprimentos.

No espaço acontecerão estratégias referentes à vigilância, à prevenção e ao controle de zoonoses de forma contínua e sistemática.