Hospital em Ubá é investigado por realização de cirurgias proibidas durante a pandemia
26 de setembro de 2023

Ação do MPMG nesta segunda, 25, apreendeu prontuários médicos de pacientes que foram operados em épocas restritas pela covid-19

O Hospital São Januário, em Ubá, foi alvo nesta segunda-feira, 25, de uma operação Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e da Polícia Civil. A unidade é investigada pela possível realização de cirurgias que estavam proibidas durante o período da pandemia da Covid-19.

Foto: g1

De acordo com o MPMG, na ação foi cumprido mandado de busca e apreensão para a arrecadação de prontuários médicos de pacientes submetidos a possíveis cirurgias eletivas na unidade hospitalar no início do ano de 2021.

O MPMG explicou que no período “havia vedação expressa de realização de procedimentos não urgentes, em decorrência da pandemia da Covid-19”. A vedação havia sido determinada pelo Governo de Minas para garantir a segurança dos pacientes e evitar contaminação.

Além disso, a medida tinha o objetivo de controlar os estoques dos medicamentos do denominado "kit-intubação", os quais, conforme apurado pelo MPMG, àquele momento, apresentavam oferta escassa no mercado.

Foto: g1

A ação foi desencadeada pela 4ª Promotoria de Justiça de Ubá, da Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde da Macrorregião Sanitária Sudeste e do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) com apoio da Polícia Civil.

A administração do Hospital São Januário ainda não se pronunciou.

INFORMAÇÕES DO G1

publicidade

publicidade

publicidade