Igam alerta condições meteorológicas instáveis em Minas Gerais
7 de outubro de 2023

Meteorologistas informam em seminário realizado por Governo para preparação do Estado e de municípios para o período chuvoso 2023/2024

O Gabinete Militar do Governador, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil Minas Gerais (Cedec-MG), realizou nessa última quinta (05) o Seminário de Preparação para o Período Chuvoso 2023/2024. Com apoio do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), o evento buscou orientar os municípios para o enfrentamento desse período de forma mais intensa. 

Entre as palestras da programação, o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) falou sobre as chuvas irregulares e temperaturas acima da média para os próximos três meses em Minas. O meteorologista Heriberto dos Anjos explicou o trabalho do Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge), do Igam, e comparou os períodos chuvosos nos últimos anos.

Logo em seguida, abordou a importância de os profissionais acompanharem diariamente os boletins, avisos e alertas meteorológicos emitidos pelo Simge.

Ele explicou que, atualmente, vivencia-se a “virada climática”, com atuação do El Niño. 

Luciane Evans / Ascom Sisema

Com o fenômeno atmosférico, segundo ele, as precipitações tendem a reduzir na região Sudeste do Brasil e a aumentar no Sul do país. “Mesmo que as anomalias fiquem negativas, os efeitos extremos não vão deixar de ocorrer. Esse é um grande desafio, porque as temperaturas vão continuar altas com períodos de estiagem, podendo chover, em dois dias por exemplo, a média esperada para o mês”, disse.   

“Há uma grande probabilidade de ocorrência de chuvas irregulares em boa parte de Minas Gerais, com tendência de precipitações abaixo da média climatológica. Diante disso, recomendamos que os esforços de atuação preventiva sejam baseados nas normas climatológicas de chuva”, disse. “Logo na primavera, teremos aumento do calor, inclusive com possibilidade de casos significativos de queimadas devido ao tempo quente”, alertou Heriberto.

O seminário contou com palestras sobre ações do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, da Polícia Militar (PMMG), da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), entre outros.  

Plano de Emergência Pluviométrica 

Durante o seminário, foi lançado o Plano de Emergência Pluviométrica 2023. O documento, que pode ser baixado no site da Cedec, fornece informações para preparar os órgãos do Estado para o período. Já para os municípios, preparação para a fase de gestão dos riscos e dos desastres, assemelhando-se a um plano de contingência. 

O plano divulga os procedimentos que a Defesa Civil Estadual adotará durante o período chuvoso. Além disso, apresenta o portfólio de serviços que estará disponível para os municípios responderem às ocorrências anormais, bem como sugerir ações aos municípios. Um diagnóstico dos últimos períodos chuvosos em Minas também faz parte do plano. Nele, há informações que permitem dimensionar impactos esperados a partir da previsão de chuvas, apresentando o contexto histórico para o cenário aguardado para o período. 

Informações por Agência Minas

publicidade

publicidade

publicidade