PMMG lança Campanha “21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres”
20 de novembro de 2023

Nessa segunda-feira, 20, a Polícia Militar de Minas Gerais realizou o lançamento em todas as cidades do Estado da Campanha “21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres”.

Para isso, além da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica, outros serviços disponíveis no portfólio da Polícia Militar de Minas Gerais estarão empenhados durante esse período na realização de ações e operações destinadas a coibir a vitimização de mulheres, seja em decorrência de atos de violência de ordem física, moral ou patrimonial.

Sobre a campanha

Foto: PMMG

Sobre a campanha, oportuno enfatizar que os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é uma campanha anual e internacional que começa no dia 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, e vai até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, tendo como marco inicial o ano de 1991, sendo intitulada “as mariposas”, em homenagem às irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, assassinadas, em 1960, na República Dominicana. Submetidas às mais diversas situações de violência e tortura, dentre elas, o estupro, as irmãs foram silenciadas pelo regime ditatorial dominicano no dia 25 de novembro de 1960.

No Brasil, a campanha se inicia no dia 20 de novembro e perdura até 10 de dezembro, sendo, por isso, intitulada de "21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres", pois seu início ocorre em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, considerando a dupla vulnerabilidade da mulher negra, e, igualmente à campanha internacional, termina no dia 10 de dezembro.

Em virtude das ações desenvolvidas no cenário nacional, a campanha será realizada também no estado de Minas Gerais e tem como um de seus objetivos primevos a conscientização quanto à prevenção à violência contra a mulher, através de mobilização social e instituição de medidas para coibir todas as formas de violência de gênero, além de fomentar as denúncias de práticas ilegais.