Projeto “Acreditar no Amanhã” de Viçosa está entre os três melhores do estado
18 de abril de 2024

A XII edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora premiou projetos e municípios mineiros, nesta quarta (17), na sede do Sebrae Minas, em Belo Horizonte. Para representar Viçosa, o prefeito Raimundo Nonato Cardoso esteve presente.

Ao todo, mais de 300 projetos foram apresentados por cerca de 250 municípios mineiros inscritos em 10 categorias: Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo, Sala do Empreendedor, Compras Governamentais, Empreendedorismo na Escola, Inclusão Produtiva, Turismo e Identidade Territorial, Sustentabilidade e Meio Ambiente, Empreendedorismo Rural, Cidade Empreendedora, e Governança Territorial.

O projeto de Viçosa "Acreditar no Amanhã", uma iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social, desenvolvida pelo Setor de Inclusão Produtiva da Prefeitura de Viçosa, sob a coordenação de Raphael Gustavo dos Santos, foi um dos finalistas da categoria Inclusão Produtiva com o projeto “Reinclusão Carcerária: Acreditar no Amanhã através da Costura Social”.

Uma das vertentes do projeto viçosense é a capacitação de detentos do Presídio de Viçosa na arte do corte e costura, orientados pela professora Nirnei de Assis. Os detentos, ao aprenderem as habilidades necessárias, confeccionam uniformes escolares para alunos das escolas públicas do município e para eles mesmos. A produção inclui shorts e camisas para os meninos, e saias-shorts, laços de fitas e camisas para as meninas.

Além do desenvolvimento da habilidade prática, a iniciativa oferece uma oportunidade de ressocialização e redução da pena dos detentos, com um dia sendo descontado a cada três dias de trabalho dedicado ao projeto.

O projeto competia pela etapa nacional com outras duas prefeituras. Em fim, o resultado classificou a Prefeitura de Congonhas com o projeto “Programa de Microcrédito Avança Congonhas”.

Informações por PMV

publicidade

publicidade

publicidade