Prefeitura abre cadastramento para artesãos de Viçosa
17 de maio de 2024

Com o propósito de medir e coletar dados exatos sobre o artesanato em Viçosa, além de licenciar os artesãos locais para a exibição de suas obras, a Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes da Prefeitura de Viçosa, através do Departamento de Turismo, inicia o registro dos profissionais do setor.

O registro dos artesãos e artesãs de Viçosa segue o Decreto nº 5.947/2023, que regulamenta a Lei Municipal nº 2.718/2018, e estabelece a responsabilidade do Departamento de Turismo em organizar e autorizar feiras de artesanato no município. Além disso, o departamento é encarregado de cadastrar e emitir documentos de identificação para os artesãos residentes em Viçosa, permitindo a exibição de seus trabalhos.

Para efetuar o registro, o interessado deve acessar o formulário online de cadastro (disponível aqui) e preencher todos os campos obrigatórios. É necessário anexar os seguintes documentos: de 3 a 5 fotos dos produtos artesanais que serão vendidos; uma foto de rosto do artesão requerente, em boa qualidade; um vídeo de até 10 segundos mostrando a produção do artesanato; cópia de um documento de identificação com foto (RG ou CNH); e comprovante de residência em Viçosa.

Após o preenchimento do formulário, o Departamento de Turismo verificará os dados, documentos anexados e produtos, para assegurar que se enquadrem no segmento de artesanato. Uma vez validada a inscrição, serão emitidas as carteirinhas e identificações para que os artesãos registrados possam expor seus produtos em Viçosa. Além disso, os inscritos serão incluídos em uma página dedicada ao artesanato no Portal da Cultura de Viçosa, possibilitando a divulgação dos itens produzidos e informações sobre como adquiri-los. O primeiro período de cadastramento será concluído em 16 de junho. Após essa data, novas inscrições serão avaliadas mensalmente.

Informações: Prefeitura Municipal de Viçosa

publicidade

publicidade

publicidade