Hoje foi um dia de grande importância para a saúde pública da população das macrorregiões Sudeste, Leste do Sul e Centro Sul de Minas Gerais. A Comandante do Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (BOA), Tenente-Coronel Karla Lessa Alvarenga Leal, visitou hoje o Aeroporto da Serrinha e aprovou o local destinado para sede provisória do Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV). A visita foi acompanhada do Promotor de Saúde. Rodrigo Barros, do Comandante do 3º COB, Coronel Winderson Alain de Moura, do Secretário Executivo do SAMU 192 – CISDESTE, Denys Arantes Carvalho e do Diretor Técnico do CISDESTE, Homero Calderaro.
“Nós nos reunimos aqui hoje para verificar as adequações provisórias para receber o serviço, previsto para início de 2025, para que a gente comece a operar, efetivamente, com a segurança necessária e prestando um serviço de qualidade para a população”, explicou Ten Cel Karla.
O Cel Winderson destacou a importância do passo dado hoje para a vinda do helicóptero de atendimento pré-hospitalar. “Com a homologação técnica do Batalhão de Operações Aéreas, apontando as condições de receber uma estrutura mínima para o funcionamento provisório a partir do início de 2025, a gente passe a ter condições de receber a 5ª Companhia de Operações Aérea, trabalhando de forma integrada junto ao SAMU e atender toda a área da Zona da Mata”
O Promotor Rodrigo Barros ressaltou a importância do trabalho em conjunto entre as instituições para trazer o transporte aeromédico para a região. “Nós gostaríamos, em nome do Ministério Público, destacar a importância dessa relação de proximidade entre as instituições, Corpo de Bombeiros, CISDESTE, Ministério Público, Município de Juiz de Fora, que está cedendo a área, da nova estrutura, que vai atender o helicóptero de resgate SAMU / Corpo de Bombeiros e dizer que é um processo que está ocorrendo em um tempo recorde em termos de serviço público, porque conta justamente com ações efetivas e pessoas dedicadas à frente deste projeto. Então, quero parabenizar todos por este trabalho e certamente, vamos colher muitos frutos positivos e salvar muitas vidas a partir do ano de 2025”.
O Secretário Executivo do CISDESTE, Denys Arantes Carvalho, agradeceu a parceira Corpo de Bombeiros, Ministério Público, SAMU 192 – CISDESTE e os municípios em prol de um atendimento de saúde integrado à população. “Quero agradecer a Ten Cel Karla, pelo seu deslocamento de Belo Horizonte a Juiz de Fora para vistoriar o local, nosso Promotor de justiça, Dr Rodrigo, grande apoiador da saúde pública da nossa região e dizer que esse foi um passo importante que demos aqui hoje para a vinda do SAAV para as nossas macrorregiões Sudeste, Leste do Sul e também Centro-Sul. Eu tenho certeza que esse trabalho integrado vai salvar muitas vidas”.
Informações: Corpo de Bombeiros