Prefeitura divulga nova etapa da execução da PNAB, em Viçosa
10 de junho de 2024

Após investimento de R$ 692 mil na cultura municipal com a distribuição total dos recursos da Lei Paulo Gustavo, Viçosa se prepara para a abertura dos editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). Com o Plano de Ação aprovado em dezembro de 2023, a Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes da Prefeitura de Viçosa, representada pelo secretário Thomas Medeiros e pela chefe do Departamento de Cultura, Eliene Maia, dedicou os primeiros meses de 2024 a reuniões com o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) para debater e elaborar o Plano Anual de Aplicação de Recursos (PAAR).

De março a maio deste ano, foram realizados três encontros presenciais do CMPC na Biblioteca Municipal de Viçosa que tiveram a PNAB como pauta. Inicialmente, os conselheiros foram inteirados sobre as principais informações sobre a nova Aldir Blanc e sobre os dados dos cadastros municipais de artistas e espaços de cultura, utilizados como ferramenta de proporcionalidade para a divisão de recursos por área artístico-cultural da cidade. Os representantes também foram orientados a realizar escutas com agentes de seus segmentos, para entender as demandas e elaborar, em conjunto, propostas de ações culturais para a aplicação dos mais de R$ 562 mil que serão recebidos com a PNAB.

Realizadas as audições de cada categoria, os conselheiros encaminharam para a Secretaria de Cultura de Viçosa as sugestões de formatos de investimentos da Aldir Blanc para suas áreas, de acordo com o valor disponibilizado para cada segmento. Baseada nas propostas apresentadas, a Comissão Gestora instituída para operacionalizar os editais viçosenses da PNAB organizou a divisão dos recursos em três modalidades: Prêmios, Fomento a Ações Culturais e Bolsas, concluindo a elaboração do PAAR.

Informações: Prefeitura Municipal de Viçosa