Uma comitiva de saúde formada pelo secretário Rainério Fontes, o prefeito Raimundo Nonato Cardoso e os vereadores Marcos Fialho e Marco Cardoso (Marcão Paraíso) partiu na manhã de terça-feira (11) rumo a Brasília para angariar recursos para os hospitais de Viçosa.
A reunião ocorreu na tarde do mesmo dia, momento em que a comitiva solicitou a incorporação do Teto MAC para os hospitais de Viçosa. Isso significa conceder o valor máximo disponível para custeio de ações e serviços de saúde do Bloco de Financiamento da Atenção de Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar, transferidos aos estados/municípios, de forma automática fundo a fundo.
Esse limite financeiro varia a depender da unidade federada (município, estado) e, no caso de Viçosa, o valor máximo seria de 28 milhões de reais, quantia solicitada ao Ministério da Saúde. Agora, o que resta aos representantes é esperar qual aporte será concedido pela pasta, decisão essa que será oficializada em uma portaria no próximo mês, segundo as primeiras informações fornecidas pela prefeitura.
Ainda de acordo com o relato do poder executivo, o prefeito saiu da reunião esperançoso. Durante as negociações, esteve presente também o Deputado Federal Reginaldo Lopes (PT), que participou e intermediou a conversa com o Ministério. Na ocasião, ele também anunciou a destinação de um aporte extra de 2,5 milhões de reais para saúde de Viçosa.
Informações por PMV