Parlamento Jovem promove encontro em Viçosa com representantes de Câmaras vizinhas
3 de julho de 2024

Na tarde da sexta-feira (28), aconteceu o “Encontrão do Parlamento Jovem” (PJ) no Complexo Esportivo Municipal de Viçosa. O evento foi organizado pela coordenação do Polo Regional da Zona da Mata Norte e contou com a presença de representantes do PJ das cidades de Coimbra, Ervália, Muriaé, Paula Cândido e Ubá.

As atividades e módulos teóricos do Parlamento Jovem trazem como foco a preparação dos estudantes para participar da Plenária Municipal, onde os jovens elaboram diferentes propostas dentro do tema do ano “Melhorias no Ensino Escolar”, que são levadas posteriormente a Plenária Regional, e por fim, até a Plenária Estadual, realizada na sede da Assembleia Legislativa em Belo Horizonte.

Assim, o objetivo do 'Encontrão' foi promover interações entre as coordenações e estudantes de cada cidade do Polo Regional da Zona da Mata Norte, para que todos tenham uma maior familiaridade e estejam integrados quando representarem o Polo na Plenária Estadual, que será realizada em setembro deste ano.

Imagem de Divulgação: Parlamento Jovem CMV

O Encontrão se estendeu das 13h até 17h e a programação incluiu diferentes jogos, gincanas, oficinas e apresentações artístico-culturais. Além disso, as propostas integrativas estiveram presentes desde o momento de credenciamento do evento, com a divisão aleatória das equipes que participariam de cada atividade, fazendo com que cada equipe tivesse pelo menos um estudante de cada cidade.

O próximo grande evento do Parlamento Jovem será a Plenária Municipal, prevista para acontecer na sexta-feira (05 de julho), na Câmara Municipal de Viçosa.

Parlamento Jovem

O Parlamento Jovem é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), em parceria com as câmaras municipais do Estado, que tem o objetivo de inserir os jovens do Ensino Médio no universo político, e aproximá-los dos instrumentos de participação no Poder Legislativo Municipal, Regional e Estadual.