Cultura, Viçosa
Grupo Impacto busca apoio para turnê na Europa
4 de julho de 2024

Esta é a terceira vez que o grupo de danças representa Viçosa internacionalmente. Todos os bailarinos e a diretora artística do grupo iniciaram seus estudos em dança como bolsistas do Centro Experimental de Artes de Viçosa.

O Grupo Impacto de Danças Urbanas, que atua profissionalmente há 15 anos se prepara para a sua 3ª turnê internacional. Os artistas viçosenses foram convidados para participar de festivais na Bélgica e na Holanda em agosto. Para ajudar a custear parte da viagem, o Impacto fez uma campanha de financiamento coletivo online e pretende arrecada R$20 mil. 

As 11 bailarinos e as diretoras Patrícia Lima e Lidiane Jacinto levarão aos países europeus o espetáculo BAOBÁS inspirado em parte da história do Brasil, especialmente sob a perspectiva do povo negro, sua influência cultural, existência e resistência. 

Os interessados em doar podem acessar a campanha por este link: https://www.vakinha.com.br/4924971 

Sobre o Grupo Impacto 

O Grupo Impacto de Dança nasceu há mais de 30 anos na cidade de Viçosa e se profissionalizou há 15 anos. Vale destacar que o elenco é composto por bailarinos negros, de origem periférica, formados na Escola Núcleo de Arte e Dança, em parcerias com projetos socioculturais. Todos os bailarinos e a diretora artística do grupo iniciaram seus estudos em dança como bolsistas do Centro Experimental de Artes e participaram ainda de outras iniciativas socioculturais da cidade de Viçosa (MG).

O grupo tem 9 espetáculos  inéditos de danças urbanas e contemporânea alcançando um público de mais de 140 mil pessoas. O Impacto já se apresentou em centenas de cidades mineiras, além as capitas Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. 

Em 2018, o grupo fez sua primeira turnê internacional, com apresentações do espetáculo Três Gritos, na Bélgica e na Holanda, para onde retornará em agosto deste ano. Em 2022, o Impacto se apresentou em quatro cidades de Portugal. A segunda turnê fora do Brasil também foi marcada pela realização de oficinas e visitas a escolas portuguesas. 

Prêmios 

O Grupo Impacto participou de vários cursos, festivais, concursos obtendo sempre destaque, com coreografias próprias. Conquistou o Prêmio Cenas Minas em 2009 e 2015; foi o 1º colocado e melhor grupo do Festival Internacional de Hip-Hop em 2015; conquistou 7 prêmios no 3º Festival de Inverno de Danças do Piranga, em Ponte Nova, em 2012. E foi semifinalista do Programa "Se ela dança eu danço", do SBT (2011).