UFV
UFV e outras universidades mineiras se reúnem para lançar edital de apoio à extensão
8 de julho de 2024

O novo edital destinará mais de 1 milhão de reais à projetos de extensão universitária voltados ao desenvolvimento sustentável e correção dos impactos da mineração no estado

Na tarde de sexta-feira (5), reitores e pró-reitores de 11 universidades mineiras se reuniram em Viçosa, no Salão Nobre da UFV, para o lançamento de um edital de apoio à extensão universitária. Todos os líderes fazem parte do Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (Foripes) e o Reitor Demetrius David, quem coordenou a reunião, é também o presidente do Fórum.

Essas lideranças se reuniram para a discussão de seus projetos elegíveis; isto é, projetos em interface com a pesquisa voltados ao desenvolvimento sustentável e à prevenção, mitigação e correção dos impactos da mineração no estado.

O edital é fruto do Termo de Compromisso firmado entre o Ministério Público Federal (MPF), a Universidade e a Fundação Arthur Bernardes (Funarbe) em abril de 2023, no programa Participa Minas. Embora tenha sido formatado pelo MPF em conjunto com a UFV, as outras 10 universidades federais poderão aderir ao acordo que destinará de R$ 1,4 milhão para o financiamento de projetos de extensão universitária que se adequem aos critérios.

A iniciativa no âmbito do MPF foi liderada pelo procurador da República Carlos Bruno Ferreira da Silva. Aos representantes das universidades mineiras, ele disse que há uma orientação nacional para que o MPF atue cada vez mais em prol da educação pública.Este projeto de apoio à extensão universitária une a defesa da educação a um resgate à sociedade mineira da dívida histórica que a mineração tem com o povo de Minas Gerais. Trata-se de uma atividade econômica lícita e importante, mas que retira muito e devolve pouco ao estado”, disse o procurador.

Divulgação Institucional UFV