Evento conta com palestras, homenagem e apresentação musical
A UFV está sediando, esta semana, a sétima edição do Congresso Brasileiro de Fitossanidade (Conbraf), que tem como tema Sustentabilidade e Fitossanidade 4.0. O evento começou, na manhã desta quarta-feira (21), com cerca de 350 participantes vindos de diferentes regiões do país e do exterior. À medida que ocupavam seus lugares no Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino, eles ouviam o som da viola caipira tocada pela dupla Luis Márcio e Vinícius, especialmente convidada para abrir o Congresso.
Até sexta-feira (23), segundo o presidente da sétima edição do evento, o professor Eugênio Eduardo de Oliveira (foto), do Departamento de Entomologia, haverá uma programação ampla de palestras e mesas-redondas com conteúdo abrangente para contemplar os desafios contemporâneos da fitossanidade. De acordo com o site do Conbraf 2024, “será uma rica oportunidade para a discussão sobre as necessidades e demandas do setor”. Além da difusão de conhecimento e troca de informações e experiências entre profissionais, produtores e estudantes, o evento pretende promover discussões sobre o posicionamento das principais instituições quanto à fitossanidade brasileira no contexto da agricultura verde. Dos inscritos no Congresso, 35% já estão no mercado profissional em busca de aprimoramento.
Luis Eduardo Pacifici Rangel , engenheiro agrônomo
A primeira contribuição veio com a palestra A Nova Lei Brasileira dos Agrotóxicos: o que mudou?, ministrada pelo engenheiro agrônomo Luis Eduardo Pacifici Rangel (foto), representante do Ministério da Agricultura e Pecuária. Entre os palestrantes estarão também professores das universidades federais de Viçosa, Espírito Santo e Santa Catarina e pesquisadores da Embrapa e da Agência Federal da Alemanha para a Conservação da Natureza.
Antes da palestra de abertura do Congresso, um momento especial: uma homenagem ao professor Marcelo Coutinho Picanço, do Departamento de Entomologia, escolhido como Personalidade da Fitossanidade Brasileira 2022-2024, pelas contribuições ao ensino, pesquisa e extensão ao longo de sua carreira. Só na UFV são mais de 30 anos de atuação, período em que orientou 55 teses, 134 dissertações, 178 monografias em cursos de pós-graduação lato sensu e 218 projetos de iniciação científica. Muitos dos autores desses trabalhos deixaram mensagens de agradecimento registradas em um vídeo exibido no evento.
Marcelo da Costa Ferreira , professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Além do professor Eugênio, os participantes do VII Congresso Brasileiro de Fitossanidade também foram recepcionados pelo presidente nacional do Conbraf, o professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Marcelo da Costa Ferreira (foto), pelo reitor Demetrius David da Silva, pela vice-reitora Rejane Nascentes e pelo professor Francisco Murilo Zerbini, representando a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação.
Todos os detalhes sobre o VII Congresso Brasileiro de Fitossanidade podem ser conferidos no site e no Instagram do evento. Mais imagens da abertura estão no álbum de fotos.
Divulgação institucional da UFV
Créditos: banco de imagem da UFV.