Na manhã da última sexta-feira (02), uma fatalidade chocou a comunidade estudantil da UFV. Um jovem de 21 anos, estudante de Educação Física, foi atropelado por um motorista de aplicativo na rodovia SC-401, em Canasvieiras, Florianópolis. Segundo o relato de testemunhas, o motorista não prestou socorro e a vítima não resistiu ao impacto.
O estudante em questão era Giovane Cordeiro Campos, presidente da Empresa Júnior de Educação Física da UFV, Eficap, e que estava na capital catarinense como congressista do Encontro Nacional de Empresas Juniores (ENEJ).
Conforme a PMRv, o jovem foi atingido pelo veículo ao atravessar a rodovia para ir a um posto de gasolina, por volta das 3h. Na região, acontecia uma festa com os congressistas do ENEJ em uma casa noturna, evento comum de integração promovido pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior).
Dentro do carro, o motorista levava duas jovens, também congressistas, ao Hotel Canasvieiras. Uma delas foi quem informou a PMRv que o motorista fugiu da cena sem prestar socorro e depois de terminar a corrida, teria abandonado o carro. À reportagem do G1 de Florianópolis, a Brasil Júnior informou que prestava assistência às passageiras e estava cooperando com as investigações e o contato com a família.
Desde então, a defesa do motorista, o advogado Fabrício Pinheiros, também já se pronunciou, afirmando que o motorista deixou a cena para segurança dele e das passageiras, em virtude do local e da hora. Além disso, Pinheiros relatou ainda que o motorista teria deixado o carro, por conta do estado que ficou após o impacto, e que chamou um conhecido para retornar à cena do acidente.
O caso ainda segue em curso, uma vez que a omissão de socorro é crime, segundo o Art. 135 do Código Penal, sujeito a uma pena de 1 a 6 meses de retenção que triplica em casos em que a vítima vem a óbito.
Diversas entidades estudantis e amigos levaram suas condolências às redes sociais. Giovane era muito querido por diversas pessoas da comunidade da UFV, amigos esses que clamam por justiça.
Segundo informações de autoridades envolvidas no caso, o corpo do estudante deixou Florianópolis na madrugada de sábado. No domingo, houve o velório na cidade natal do jovem, em Porto Firme.
Informações por G1 Florianópolis e ND+