quarta-feira, 1 de julho de 2026
Urgente

Audiência pública acolhe sugestões da comunidade acadêmica para construção do Centro de Atividades Docentes

Audiência pública acolhe sugestões da comunidade acadêmica para construção do Centro de Atividades Docentes

Professores, estudantes e técnicos administrativos da UFV puderam contribuir com sugestões e esclarecer suas dúvidas, na manhã desta quinta-feira (3), sobre a construção do novo prédio para salas de aulas e espaços coletivos no campus Viçosa. A audiência pública ocorreu no auditório da Biblioteca Central e contou com a apresentação do projeto arquitetônico da edificação denominada provisoriamente de Centro de Atividades Docentes (CAD), já que o seu nome ainda será definido a partir também das contribuições da comunidade acadêmica.

O reitor Demetrius David da Silva destacou que o CAD será muito diferente dos pavilhões de aulas até então construídos na Universidade, prezando pelo atendimento às demandas atuais e futuras do processo de ensino-aprendizagem. “Não podemos cometer erros na construção de um prédio tão fundamental e desejado. Por isso, promovemos essa audiência para acolhermos as sugestões, realizarmos as alterações necessárias no projeto, com o objetivo de transformar recursos públicos em uma obra que atenda aos anseios da comunidade, sem perder de vista a inovação, praticidade e sustentabilidade”.

O pró-reitor de Administração, Leonardo Vidigal, contou que o projeto arquitetônico moderno e arrojado do CAD começou a ser desenvolvido em 2022, por meio da Diretoria de Projetos com a Pró-reitoria de Ensino, sendo fruto de uma parceria da UFV com a Secretaria de Estado da Educação, que viabilizou o repasse de R$ 35 milhões para a sua concretização.

Após as falas da mesa diretora, o arquiteto da UFV Giovani Correa Giacomini apresentou os detalhes do projeto arquitetônico do CAD e respondeu às principais dúvidas, com o auxílio também da mesa diretora da audiência pública, que acolheu todas as sugestões. Ao final, o reitor destacou que todas as contribuições serão analisadas técnica e pedagogicamente de forma hábil, tendo em vista a urgência para a licitação e início da obra.

Sobre o novo prédio

O CAD contará com três pavimentos e funcionará no campus Viçosa, ao lado do Restaurante Universitário II, onde hoje está localizado o Departamento de Educação Física. O espaço contará com salas de aula e espaços coletivos; uma Unidade de Apoio Educacional (UAE), projetada para o acolhimento e encaminhamento das demandas estudantis no campo pedagógico, por meio de tutorias e monitorias. Além disso, a edificação contará com um espaço destinado ao FabLab, pensado para que os usuários se sintam à vontade para explorar suas ideias e dar vida a novos projetos. Mais detalhes podem ser conferidos na matéria sobre a construção do novo prédio.

Informações: UFV