Rádio Montanhesa

Rádio Q FM

TV Montanhesa

Live Rádio Q FM

Anuncie


Prefeitura alerta sobre circulação do Vírus da Raiva
28 de outubro de 2024

Foco são os animais de produção (bovinos e equinos) no Município de Viçosa

As secretarias municipais de Saúde e de Agropecuária e Desenvolvimento Rural, juntamente com o IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária), informam à população sobre a recente circulação do vírus da raiva em Animais de Produção (Bovinos e Equinos) no Município de Viçosa. Este alerta é de extrema importância para a saúde pública e o bem-estar animal, já que a raiva é uma doença viral grave com quase 100% de letalidade, que pode afetar não apenas os animais, mas também os seres humanos.

Recentemente, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu laudos do IMA confirmando a positividade para raiva em bovinos e equinos no município. Diante dessa situação, estamos realizando um monitoramento intensivo e orientamos os criadores a ficarem atentos a quaisquer sinais de doença em seus animais, como:

  • Agitação excessiva;
  • Agressividade;
  • Desorientação;
  • Hipersensibilidade a sons e luzes;
  • Alterações na alimentação;
  • Mudanças na locomoção;
  • Isolamento do rebanho.

É crucial que o proprietário ou qualquer outra pessoa não manipule o animal suspeito de estar infectado, a fim de evitar riscos de transmissão do vírus e garantir a segurança de todos.

Em caso de contato com o animal suspeito, procurar imediatamente a Emergência do Hospital São Sebastião para avaliação médica.

Para proteger seu rebanho e a saúde da população é recomendado:

  1. Vacinação: manter a vacinação dos animais em dia, especialmente os que estão em áreas de risco;
  2. Monitoramento: observar atentamente os animais quanto a sinais de raiva e reportar imediatamente qualquer suspeita à Vigilância;
  3. Educação: informar-se sobre a raiva e suas formas de transmissão, além de ensinar colaboradores e familiares sobre os cuidados com os animais;
  4. SEMPRE que for manusear o animal (mesmo sadio), use luvas e lave as mãos com água e sabão após o manejo. O animal pode estar contaminado e ainda não estar apresentando sintomas. A saliva do animal é a principal forma de contaminação. Geralmente, o produtor rural tem algum machucado nas mãos e pode ser porta de entrada do vírus. Outra situação é estar com as mãos sujas e esfregar os olhos, que são mucosas e também porta de entrada do vírus. O sabão é indispensável na higienização das mãos.

Em caso de suspeitas de raiva nos animais, entre em contato imediatamente pelos telefones: 31 3874-7252 ou dirija-se a Secretaria Municipal de Saúde- Rua Gomes Barbosa, 803/Fundos- Centro- Viçosa.

A colaboração de todos é fundamental para conter a disseminação do vírus da raiva. Juntos, podemos proteger as saúdes animal e pública em nosso município.

Fique atento e mantenha-se informado!

Informação Prefeitura Municipal de Viçosa

googletag.cmd.push(function() { googletag.display('nbt300x250-1'); });