domingo, 21 de junho de 2026
Urgente
Vinhos de colheita de inverno de Minas Gerais são destaque no Decanter World Wine Awards 2026Secretaria de Saúde participa de missão na Dinamarca para fortalecer inovação na rede pública mineiraLavouras de café danificadas pelo granizo? Confira orientações para a recuperaçãoGoverno de Minas vistoria obras finais de nova UBS em Capitão AndradeEducação de Minas apresenta avanços em infraestrutura, aprendizagem e valorização dos servidores durante Assembleia FiscalizaVinhos de colheita de inverno de Minas Gerais são destaque no Decanter World Wine Awards 2026Secretaria de Saúde participa de missão na Dinamarca para fortalecer inovação na rede pública mineiraLavouras de café danificadas pelo granizo? Confira orientações para a recuperaçãoVinhos de colheita de inverno de Minas Gerais são destaque no Decanter World Wine Awards 2026Secretaria de Saúde participa de missão na Dinamarca para fortalecer inovação na rede pública mineiraLavouras de café danificadas pelo granizo? Confira orientações para a recuperaçãoGoverno de Minas vistoria obras finais de nova UBS em Capitão AndradeEducação de Minas apresenta avanços em infraestrutura, aprendizagem e valorização dos servidores durante Assembleia FiscalizaVinhos de colheita de inverno de Minas Gerais são destaque no Decanter World Wine Awards 2026Secretaria de Saúde participa de missão na Dinamarca para fortalecer inovação na rede pública mineiraLavouras de café danificadas pelo granizo? Confira orientações para a recuperação

Inflação oficial de janeiro é de 0,16%, a menor para o mês desde 1994

Inflação oficial de janeiro é de 0,16%, a menor para o mês desde 1994

Bônus na conta de luz ajuda a desacelerar o IPCA.

A inflação oficial de janeiro perdeu força e ficou em 0,16%. Este é o menor resultado para um mês de janeiro desde 1994, ou seja, desde antes do Plano Real, iniciado em julho daquele ano.

A explicação para a desaceleração do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado nesta terça-feira (11), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é o Bônus Itaipu, desconto que milhões de brasileiros tiveram na conta de luz do mês passado.

 Em dezembro de 2024, o IPCA tinha ficado em 0,52%. A desaceleração não significa que os preços ficaram mais baixos, e sim que, na média, subiram em menor velocidade.

Considerando qualquer mês, o resultado de janeiro é o menor desde agosto de 2024, quando houve inflação negativa de 0,2%. Em janeiro de 2024, o IPCA tinha marcado 0,42%. Agora, caiu para 0,16%.

No acumulado de 12 meses, o IPCA soma 4,56%, acima da meta do governo. Em dezembro, o acumulado era de 4,83%.

A meta de inflação estipulada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) é de 3%, com tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos, ou seja, um intervalo de 1,5% a 4,5%.

A partir deste ano, a perseguição da meta se dá em relação aos 12 meses imediatamente passados e não apenas no resultado final de dezembro. A meta só será considerada descumprida se estourar o intervalo de tolerância por seis meses seguidos.

Informações: Agência Brasil