Competição busca conectar campo e cidade, formando novas lideranças para o setor agropecuário
O Sistema Faemg Senar iniciou, nesta sexta-feira (28), a 3ª edição da Maratona Faemg Jovem. Primordialmente, a iniciativa, com o tema "Conexão Campo-Cidade", visa envolver jovens mineiros em desafios que promovam inovação, liderança e fortalecimento do agronegócio.
Para participar, jovens de 18 a 30 anos devem formar equipes por meio do Sindicato dos Produtores Rurais (SPR) de sua região. Durante a competição, as equipes participarão de desafios, com avaliação baseada na execução e no impacto das iniciativas propostas.
Consequentemente, as três equipes mais bem classificadas receberão prêmios e acesso a missões técnicas e mentorias especializadas em liderança. Posteriormente, a divulgação dos finalistas e a premiação ocorrerão durante a 20ª Semana Internacional do Café, em 5 de novembro de 2025.
Nesse sentido, a gerente da Mulher, do Jovem e de Inovação do Sistema Faemg Senar, Silvana Novais, coordena o projeto, que tem como objetivo promover a renovação de lideranças no campo. "A Maratona Faemg Jovem busca formar líderes para o setor agropecuário, incentivando a participação ativa nos Sindicatos dos Produtores Rurais e fortalecendo a conexão entre os jovens do agro", afirmou Novais.
De fato, a competição registrou crescimento nas edições anteriores. Em 2023, a primeira edição contou com 55 equipes e 321 participantes, impactando mais de 5 mil pessoas. Em 2024, o número subiu para 67 equipes e mais de 400 inscritos, alcançando cerca de 12 mil pessoas.
Informação: Faemg Senar