Operação contou com o apoio de diversas instituições como Polícia Militar, Civil e Corpo de Bombeiros
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) - CISDESTE, o Corpo de Bombeiros Militar (COBOM) e o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) realizaram uma reunião ontem (10) para avaliar as ações implementadas durante o Carnaval com o objetivo de reduzir acidentes na região.
O DER-MG determinou a restrição do tráfego de veículos de grande porte durante o feriado, conforme a portaria nº 4162, de 24 de fevereiro de 2025. A medida proibiu a circulação de Combinações de Veículos de Carga (CVC), Combinações de Transporte de Veículos (CTV) e cargas indivisíveis, incluindo bitrens, treminhões e rodotrens, mesmo com autorização especial.
Além dessa medida, o DER-MG fiscalizou 15 vans e 52 veículos de passeio, orientando passageiros e motoristas. Também foram inspecionados 40 ônibus, com três apreensões por transporte irregular. O órgão ainda registrou cinco autuações por descumprimento do Código de Trânsito Brasileiro.
O Corpo de Bombeiros ativou pontos base operacionais em cidades como Juiz de Fora, Leopoldina, Além Paraíba, Ubá, Muriaé e Viçosa. Foram realizadas 24 blitz educativas em parceria com outras instituições e distribuídas cartilhas educativas em balneários de Astolfo Dutra, Muriaé e Ervália. A corporação também mobilizou 62 equipes de prevenção e vistoria, além de inspecionar 34 blocos carnavalescos entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março.
Durante as festividades, o SAMU recebeu 5.278 chamadas. Deste total, 26% foram relacionadas a traumas. Das ocorrências, 1.157 resultaram em envio de ambulância e 68 em orientações médicas.