Bombeiros, Samu e DER-MG consideraram a operação eficiente, destacando a redução no número de acidentes na região durante o período festivo.
Uma reunião realizada no dia 10 de março entre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) - CISDESTE, o Corpo de Bombeiros Militar (COBOM) e o Departamento de Estradas e Rodagens de Minas Gerais (DER-MG) avaliou os resultados da Operação Carnaval 2025. As instituições consideraram a operação eficiente, destacando a redução no número de acidentes na região durante o período festivo.
A ação contou com a participação da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Federal, garantindo maior segurança nas estradas e nos eventos carnavalescos. O diretor técnico do SAMU 192 – CISDESTE, Homero Calderaro, destacou que, apesar do aumento no fluxo de veículos, não houve crescimento nas ligações para a Central de Regulação Médica.
Entre os dias 28 de fevereiro e 5 de março, o SAMU recebeu 5.278 chamadas, das quais 1.157 resultaram no envio de ambulâncias e 68 foram apenas para orientações médicas. Do total de atendimentos, 304 foram relacionados a traumas, representando 26% das ocorrências.
Para evitar acidentes, o DER-MG restringiu a circulação de veículos de grande porte nas rodovias estaduais conforme a portaria nº 4162, de 24 de fevereiro de 2025. Além disso, foram realizadas fiscalizações em:
O Corpo de Bombeiros implementou diversas ações de prevenção e fiscalização, incluindo:
A Operação Carnaval 2025 demonstrou a importância da integração entre os órgãos de segurança e saúde, resultando em um período festivo mais seguro para a população.
Informações Samu Cisdeste