Minas Gerais e Moçambique firmaram acordo de parceria para impulsionar o turismo e a cultura entre os dois territórios. A iniciativa foi anunciada durante a BTL Lisboa, evento de turismo realizado em Portugal. A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG) assinou um protocolo de intenções com o Ministério da Economia – Instituto Nacional do Turismo (INATUR) e o Ministério das Finanças – Centro de Desenvolvimento de Sistemas de Informação de Finanças (CEDSIF) de Moçambique.
O acordo prevê a troca de experiências na gestão do turismo, a integração de ações culturais e artísticas, a participação mútua em eventos turísticos, a cessão da Plataforma Integrada do Turismo de Minas Gerais e a realização dos Aulões da Secult. Os Aulões da Secult visam promover a qualificação e a troca de conhecimento sobre turismo e economia criativa entre os dois territórios.
O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, afirmou que a parceria é um marco para a união dos países de língua portuguesa. O secretário de Estado de Turismo de Moçambique, Fredson Victor Bacar, destacou a importância da aliança para a construção de novas oportunidades e o compartilhamento da diversidade cultural.
Minas Gerais recebeu convite para participar da Feira Internacional de Turismo de Moçambique (Fikani), em outubro, em Maputo. A participação visa fortalecer a cooperação entre Brasil e África no setor turístico. A iniciativa busca consolidar Minas Gerais como destino global e promover conexões culturais.
Informações: Agência Minas