Rádio Montanhesa

Rádio Q FM

TV Montanhesa

Live Rádio Q FM

Anuncie


Setor de serviços em Minas Gerais recua 1,7% em janeiro, aponta IBGE
14 de março de 2025

Minas Gerais foi a segunda maior influência negativa em janeiro no Brasil, cujo recuo foi de 0,2%.

O setor de serviços em Minas Gerais registrou uma queda de 1,7% em janeiro de 2025 na comparação com dezembro de 2024, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada pelo IBGE nesta quarta-feira (13). O resultado coloca o estado como a segunda maior influência negativa no desempenho nacional, que apresentou uma retração de 0,2% no período.

A retração do setor foi impulsionada, principalmente, pela queda de 1,8% nos serviços de transporte, com impactos expressivos no transporte dutoviário, aéreo, rodoviário coletivo de passageiros, ferroviário de cargas e no serviço de correios. Além disso, os serviços prestados às famílias (-2,4%) e os profissionais, administrativos e complementares (-0,5%) também apresentaram resultados negativos.

Cenário nacional e perspectivas

Em âmbito nacional, apesar da queda em janeiro, o setor de serviços acumula crescimento de 1,6% na comparação com o mesmo período de 2024, mantendo a décima taxa positiva consecutiva. No entanto, o acumulado em 12 meses desacelerou para 2,9%, abaixo dos 3,2% registrados em dezembro do ano passado.

O gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, explica que, após atingir o ápice da série histórica em outubro de 2024, o setor de serviços vem oscilando entre perdas e estabilidade. “Nos últimos três meses, o setor acumulou uma perda de 1,1%, reflexo da alta base de comparação e do desempenho negativo em algumas atividades-chave”, destacou.

Minas Gerais entre os estados com maior queda

A retração no setor de serviços em janeiro foi registrada em 17 das 27 unidades da federação. Minas Gerais apresentou a segunda maior influência negativa, atrás apenas do Distrito Federal, que recuou 8,7%. Pernambuco (-4,5%), Amazonas (-7,0%) e Espírito Santo (-5,2%) também tiveram quedas significativas. Por outro lado, São Paulo (0,9%), Rio de Janeiro (1,0%) e Santa Catarina (3,4%) impulsionaram os resultados positivos do mês.

Atividades turísticas também recuam

O setor de turismo em Minas Gerais registrou uma retração de 4,2% em janeiro, acompanhando a tendência nacional, que teve queda de 6,4% no volume de atividades turísticas. Restaurantes, transporte aéreo de passageiros e serviços de buffet foram os segmentos que mais impactaram negativamente o setor.

Apesar disso, na comparação com janeiro de 2024, o turismo nacional cresceu 3,5%, sendo impulsionado pelo aumento na receita de empresas ligadas ao transporte aéreo, restaurantes e serviços de reservas de hospedagem.

Próxima divulgação

Os dados completos da PMS podem ser consultados no site do IBGE. A próxima divulgação, referente ao desempenho do setor de serviços em fevereiro de 2025, será publicada no dia 10 de abril.

Fonte: IBGE-MG

Informações IBGE-MG

googletag.cmd.push(function() { googletag.display('nbt300x250-1'); });