A capacitação ocorrida em Ponte Nova teve como objetivo ensinar os agentes a promover pequenos reparos no atomisador costal mecanizado.
Os agentes de combates a endemias da Prefeitura de Viçosa estão participando de uma capacitação para o manuseio e manutenção do atomisador costal mecanizado.
Trata-se de uma máquina que opera em UBV (Ultra Baixo Volume) livre para aplicação de produtos químicos na eliminação de mosquitos (no caso o Aedes aegypti), para controle das arboviroses (doenças virais como a dengue, chikungunya, zica e febre amarela).
A capacitação, ministrada pelo supervisor da SRS (Superintendência Regional de saúde) de Ponte Nova, Atos Stoffel, consiste em testar o equipamento e ensinar aos agentes a promover pequenos reparos, para que o trabalho não seja interrompido.
A chefe do Departamento de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, Lílian Aparecida Gomes de Souza, disse que os agentes de endemias de Viçosa estão focados no combate ao mosquito no município, e que o uso do atomisador auxilia em muito o trabalho.
Lilian disse também que seu departamento tinha três atomizadores, com apenas um funcionando. Com a capacitação, além do reparo dos outros dois, mais três serão expedidos pela SRS/Ponte Nova para tornar ainda mais efetivo o combate ao mosquito no município.
Informações Prefeitura de Viçosa