Além da limpeza intensiva que está sendo realizada, uma equipe será mantida permanentemente para a manutenção dos mananciais já limpos.
A Diretoria de Obras da Secretaria de Serviços Integrados da Prefeitura de Viçosa segue com o trabalho de limpeza dos ribeirões que compõem a bacia do São Bartolomeu. Após a conclusão da limpeza em diversos trechos do ribeirão Santo Antônio, as equipes agora concentram seus esforços nos córregos da Conceição e Estrelas.
Durante a ação, além da capina das margens, foram removidos grandes volumes de entulho, incluindo troncos de vegetação descartados por moradores próximos aos cursos d'água. A prefeitura alerta que esse tipo de descarte pode obstruir manilhas em diferentes pontos da cidade, aumentando significativamente o risco de inundações em períodos de chuva.
O diretor de Obras, Joaquim Rocha, informou que, além da limpeza intensiva que está sendo realizada, uma equipe será mantida permanentemente para a manutenção dos mananciais já limpos.
Rocha também apelou à colaboração da população ribeirinha, solicitando que evitem jogar entulhos e outros materiais nos leitos dos córregos e ribeirões. Ele ressaltou que essa prática, além de contribuir para as inundações e colocar em risco os próprios imóveis dos moradores, configura crime ambiental, sujeito a multas.