Viçosa recebe oficina e show gratuitos do grupo baiano Samba Chula Filhos de Oyò neste domingo, celebrando a tradição do samba de raiz.
Neste domingo (27), a cidade de Viçosa se prepara para receber a energia e a tradição do samba de raiz do Recôncavo Baiano com a chegada do grupo Samba Chula Filhos de Oyò, o grupo oferecerá uma programação dupla e gratuita, proporcionando ao público local a oportunidade de vivenciar e aprender sobre essa rica manifestação cultural.
A programação terá início às 10h00, na Estação Hervé Cordovil, durante a tradicional festa de São Jorge da cidade. Mestre Plínio, Mestra Joseane e o contramestre convidado Tommy Souza conduzirão a “Oficina Samba de Roda e Samba Chula: Vivenciando Tradições com Mestre Plínio, Mestra Joseane e Samba Chula Filhos de Oyó”. A oficina tem como objetivo compartilhar os saberes e a prática do samba de roda e do samba chula com participantes de todas as idades.
À noite, a celebração da cultura popular continua no Espaço Acadêmico Cultural Fernando Sabino da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Às 20h00, o grupo Samba Chula Filhos de Oyò apresentará o show “Vivenciando Tradições”. O repertório do show é composto por cantos e relativos que abordam temas ligados à agricultura e ao samba tradicional do Recôncavo Baiano, proporcionando uma imersão na cultura e na história dessa expressão artística.
O grupo Samba Chula Filhos de Oyò, fundado em 2013 em Camaçari, Bahia, pelos mestres Plínio Roberto e Joseane Batista, tem como inspiração o legado de Mestre João do Boi. Com 12 integrantes, entre tocadores e sambadeiras de diferentes gerações, o grupo se dedica à continuidade da cultura imaterial do samba de roda no Brasil.
Com mais de dez anos de trajetória, o grupo possui diversas iniciativas premiadas, como o "Samba Tabuleiro", o “Samba na Praça Maria Eulina" e o projeto "Samba Chula nas Praças”. O trabalho do Samba Chula Filhos de Oyò tem garantido o reconhecimento de Mestre Plínio e Mestra Joseane como figuras importantes para a preservação e o desenvolvimento do samba chula e da cultura popular brasileira.
A turnê do grupo, que teve início em 19 de abril no Tocantins e passará por Belo Horizonte e Viçosa em Minas Gerais, integra o CIRCUITO FUNARTE DE MÚSICA PIXINGUINHA 2023. Ambos os eventos em Viçosa são gratuitos, possuem classificação livre e são abertos a todos os interessados em conhecer e celebrar a cultura do samba de raiz.