Rádio Montanhesa

Rádio Q FM

TV Montanhesa

Live Rádio Q FM

Anuncie


Vozes da Terra: Documentário sobre agricultoras com parceria da UFV é lançado na França
14 de abril de 2025

Produção audiovisual, resultado do Projeto Gengibre, destaca a percepção de trabalhadoras rurais sobre trabalho, território, produção e desigualdade de gênero.

O Projeto Gengibre, iniciativa que contou com a parceria da Universidade Federal de Viçosa (UFV), culminou no lançamento do documentário "Raízes da Resistência". A exibição ocorreu na terça-feira, 8 de abril, em Paris, na França. O filme apresenta a perspectiva de mulheres agricultoras envolvidas na construção da agroecologia e do feminismo no Vale do Ribeira (SP) e na Zona da Mata mineira. A obra aborda a visão dessas mulheres sobre suas atividades laborais, as ameaças aos seus territórios, os processos de produção e as questões de desigualdade de gênero presentes em seu cotidiano.

O lançamento do documentário marcou a conclusão das ações planejadas pelo Projeto Gengibre, que teve início em julho de 2021. Durante esse período, o projeto desenvolveu diversas atividades com o objetivo principal de compreender a relação entre mulheres ligadas à agroecologia, a movimentos feministas e o meio ambiente. A coordenação do projeto ficou a cargo da pesquisadora do Institut de Recherche pour le Développement (IRD) Isabelle Hillenkamp. A iniciativa também contou com a colaboração de pesquisadores da UFV, vinculados aos departamentos de Economia Rural (DER) e de Solos (DPS), além do Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA-ZM), da Sempreviva Organização Feminista e da Universidade de Toulouse.

Antes da exibição em Paris, o documentário "Raízes da Resistência" foi apresentado no Cineclube Carcará, no campus da UFV em Viçosa. A sessão de estreia reuniu cerca de 100 mulheres agricultoras familiares, quilombolas e indígenas, provenientes de 11 municípios da Zona da Mata mineira.

A participação da UFV no projeto envolveu os professores Maria Alice Mendonça e Alair de Freitas, do DER, e Irene Cardoso, do DPS, além de estudantes de graduação, mestrado e doutorado. A colaboração possibilitou intercâmbios de conhecimento e experiências. A equipe coordenadora do projeto destacou o lançamento do documentário como um momento de significado e reconhecimento para as agricultoras. Muitas delas, incluindo as personagens do filme, tiveram a oportunidade de ir ao cinema pela primeira vez e de viajar de avião para conhecer outro país.

O trailer do documentário "Raízes da Resistência" está disponível para visualização na página do IRD. A produção audiovisual oferece um panorama sobre a realidade e a luta dessas mulheres no contexto da agricultura e das questões de gênero.

Informações: Universidade Federal de Viçosa

googletag.cmd.push(function() { googletag.display('nbt300x250-1'); });