Concursos de desenho e texto, palestras e lançamento de livros marcaram o Festival Literário que priorizou o desenvolvimento infantil e a leitura.
O V Festival Literário de Viçosa (Feliv) chegou ao fim no domingo, 1º de junho, com a premiação de alunos da rede municipal de ensino em concursos de desenho e texto. O evento, uma realização conjunta das Secretarias de Cultura, Turismo e Juventude e de Educação e Esportes da Prefeitura Municipal de Viçosa, teve como tema "Literatura e Música" e foi sediado pela primeira vez na Praça Silviano Brandão, ocorrendo entre 30 de maio e 1º de junho.
A temática dos concursos, que envolveu crianças das 14 escolas municipais, abordou o impacto do uso excessivo de telas no desenvolvimento infantil. O foco foi a importância do brincar e da exploração do mundo real para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional. Os participantes foram divididos em categorias: fundamental 1 e pré-escola para desenho, e fundamental 2 para redação. Durante a premiação, a aluna Maria Eduarda Vitória J. Barbosa, vencedora na categoria texto, leu sua redação.
A programação do Feliv incluiu palestras, oficinas, apresentações artísticas, lançamentos de obras e uma feira literária. A solenidade de abertura, na sexta-feira, 30 de maio, contou com a presença dos secretários Serginho Vitarelli (Cultura) e Márcia Elisabeth (Educação), que também representou o prefeito Ângelo Chequer. Estiveram presentes ainda a vereadora Jamille Gomes, representando a Câmara Municipal; Rozimar Gomes da Silva, presidente da Academia de Letras de Viçosa; e o escritor José Vechi.
Na solenidade de abertura, um coral formado por alunos da Escola Municipal Ministro Edmundo Lins apresentou o Hino de Viçosa. Em seguida, uma mesa redonda reuniu os professores e autores José Vecchi de Carvalho, Roberto D´arte, Sérgio Portilho, João Pedro da Silva, Sara Batistelli e Marina Vitória.
Um dos destaques do evento foi o lançamento do livro "Uni-Verso em Pa-Lavras". A obra reúne contos, crônicas e poemas de 16 estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Dr. Raimundo Alves Torres (Eedrat), sendo resultado de um trabalho do Clube da Leitura da escola. Publicado pela Lobo-guará Editora, de Viçosa, o livro foi selecionado por um edital da Política Nacional de Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) e organizado pelo escritor José Vecchi de Carvalho.
No sábado, 31 de maio, o professor de literatura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Marcos Vinícius Ferreira, proferiu a palestra “Em cada esquina um Tolstóy”.
A premiação do concurso de textos reconheceu Maria Eduarda Vitória J. Barbosa (9º Ano, Escola Doutor Juscelino Kubitschek) em 1º lugar, José Otávio Guimarães Aniceto (9º Ano, Escola Doutor Juscelino Kubitschek) em 2º lugar, e Júlia Vitória M. Prado (7º Ano, Escola João Francisco da Silva) em 3º lugar.
Na modalidade Desenho, categoria Educação Infantil (Pré-escola), os premiados foram Beatriz Garcia Rodrigues (1º lugar, CMEI Therezinha Mucci Xavier), Isabela Felipe Lauringo Duarte (2º lugar, escola Nossa Senhora de Fátima) e Heitor Fernandes Pagliaminuta (3º lugar, C.M.E.I. Professora Therezinha Mucci Xavier).
Na modalidade Desenho, categoria Ensino Fundamental I, os vencedores foram Daniel Carvalho dos Santos (1º lugar, Escola Anita Chequer), Davi Vieira Marçal (2º lugar, Escola Almiro Paraíso).
Informações: Assessoria de Comunicação