Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Semabio/PMV (Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Biodiversidade e Recursos Hídricos da Prefeitura de Viçosa) promoveu uma vasta programação alusiva à data. O trabalho começou com uma série de ações nos dias 04 e 05 de junho (quarta e quinta-feira), no auditório professor Arduíno Bolivar, no Centro Administrativo Antônio Chequer (Prefeitura).
Após a abertura do encontro pelo Secretário de Meio Ambiente, Biodiversidade e Recursos Hídricos de Viçosa, Humberto Candeias Cavalcanti, foi apresentado o relatório de execução do “Programa Fossa Zero” e uma palestra sobre Biodigestores Anaeróbicos.
Em continuidade, foram apresentados o “Projeto Águas de Viçosa”; Diretrizes para elaboração do “Plano Municipal de Arborização Urbana de Viçosa”; e o “Plano de ação municipal para controle de cães e gatos através de ações coletivas com o Ministério Público de Minas Gerais”.
No segundo dia, o assunto em pauta foi Licenciamento Ambiental Municipal; seguido de debate e reunião do Codema (Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente).
No encerramento, o prefeito Ângelo Chequer assinou a adesão do município a mais dois grupos de licenciamento ambiental nas áreas de Agrossilvipastoril (sistema que combina a criação de animais e plantas) e Indústrias alimentícias. Com isso, todos os licenciamentos ambientais previstos em leis para atividades diversas poderão ser feitos no município.
A seguir, o prefeito falou sobre a importância da data e das parcerias envolvendo o poder público e a comunidade: “Quero agradecer e parabenizar a todos pelo empenho na defesa de nosso ecossistema, em especial a sociedade civil pelo trabalho voluntário em prol do meio ambiente.
De nossa parte, por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente, nesses primeiros meses de mandato, já temos executadas ações práticas como o programa ‘Fossa Zero’ e ‘Lençóis Viçosenses’, ambos objetivando promover a manutenção das áreas prioritárias para a conservação dos recursos naturais e da biodiversidade das nascentes do Ribeirão São Bartolomeu”, ressaltou.
Foram palestrantes no evento, pela Semabio, José Maurício Lopes, Júlio Cesar Valente, Juliana Freire de Figueiredo e Isa Maria Dias Bastos Peixoto, além de Alysson Moreira Alves e Karen Pereira da Silva, esta do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto).
Complementando a programação, no sábado, 7, foi promovida uma manhã de conscientização na Praça Silviano Brandão. No local, foi instalada uma mini usina de energia solar, o protótipo de uma mini ETE (estação de tratamento de esgoto) nos moldes das que estão sendo instaladas nas propriedades limítrofes à bacia do São Bartolomeu, além de uma exposição sobre proteção de nascentes pelo Saae.
Outra ação programada foi a feirinha de adoção de cães e gatos, com orientação sobre os procedimentos a serem adotados na aquisição destes animais e distribuição de amostras de ração.
Informações: Prefeitura de Viçosa