Qualificação abrange emissão de nova carteira de identidade nacional e atestado de antecedentes
A Prefeitura de Viçosa iniciou na segunda (30), a primeira etapa da capacitação de três servidores efetivos. Eles atuarão na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) de Viçosa, especificamente na emissão da nova Carteira de Identidade Nacional e do Atestado de Antecedentes.
O objetivo da prefeitura é qualificar os servidores. A meta é que eles realizem a emissão dos documentos de forma padronizada e segura, seguindo as bases legais e os procedimentos técnicos atuais.
O curso, oferecido pela Polícia Civil de Minas Gerais, ocorre inicialmente em formato de ensino a distância (EAD). Esta é a fase inicial de um treinamento que terá uma etapa presencial em Belo Horizonte. O Departamento da UAI, que faz parte da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo e Inovação, é responsável pela realização do curso.
Durante o treinamento, os participantes recebem instruções sobre os dispositivos legais que regulamentam o processo de identificação civil. Há também ênfase no atendimento ético, no sigilo das informações e na observância das normas técnicas e legais. Orientações para encaminhar casos complexos à Direção do Instituto de Identificação são fornecidas.
A capacitação aborda o uso de sistemas informatizados. Esses sistemas permitem o cadastro, a verificação de dados biométricos e a impressão de documentos. O treinamento também inclui a identificação e tratamento de problemas como falsidade ideológica, duplicidade de cadastros e RGs vagos. Segundo Ramon Fernandes, Secretário de Desenvolvimento, “este treinamento representa um passo importante para a modernização dos serviços de identificação civil no município e outros que serão oferecidos pela UAI de Viçosa”.
Informações: Assessoria de Comunicação