A Prefeitura de Viçosa oficializou a adesão à Prova Nacional Docente (PND), por meio do Decreto nº 6.159, publicado na edição nº 422 do Diário Oficial do Município, em 24 de junho. A iniciativa é do Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A PND será aplicada nacionalmente no dia 26 de outubro e funcionará como um instrumento de avaliação de competências para a seleção de profissionais da educação. Em Viçosa, a prova será uma das etapas do processo seletivo para atuar na rede municipal de ensino, juntamente com análise de títulos e outros critérios, que serão detalhados no edital específico.
As inscrições estarão abertas de 14 a 25 de julho, com taxa de R$ 85. Estarão isentos do pagamento candidatos inscritos no CadÚnico e doadores de medula óssea, desde que a solicitação seja feita até 4 de julho, conforme prevê o edital nacional.
Embora não se trate de um concurso público, a Prova Nacional Docente permitirá que estados e municípios utilizem seus resultados para qualificar e selecionar profissionais da educação básica, fortalecendo a política pública de valorização docente.
O edital municipal, com todas as informações sobre o processo seletivo, será divulgado nos próximos dias.
Informações: Prefeitura de Viçosa