Rádio Montanhesa

Rádio Q FM

TV Montanhesa

Live Rádio Q FM

Anuncie


Pesquisadores da UFV recebem quatro prêmios em evento internacional
2 de julho de 2025

UFV se destaca em simpósio sobre carbono no solo, com reconhecimento em diferentes categorias.

Pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa (UFV) foram premiados em quatro categorias no Latin American and Caribbean Symposium on Soil Carbon Research 2025 (LAC Soil Carbon). O evento, que ocorreu entre os dias 24 e 28 de junho no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, reuniu especialistas em Agricultura e Mudança Climática.

Mais de 200 trabalhos foram apresentados no simpósio, e a UFV conquistou quatro dos nove prêmios concedidos. Os representantes premiados foram Vanessa Gomes, Dener Oliveira, João Marcos Costa e Marina Souza.

João Marcos Costa, estudante de Agronomia e bolsista de iniciação científica, orientado pelo professor Diego Freitas, recebeu o prêmio de melhor trabalho de graduação. Vanessa Gomes, pesquisadora de pós-doutorado, obteve o prêmio de melhor trabalho de pós-graduação, sob supervisão do professor Dener Oliveira. O professor Dener Oliveira também foi reconhecido com o terceiro melhor trabalho na categoria profissional.

A estudante Marina Souza, do curso de Agronomia do campus Viçosa, alcançou o terceiro lugar entre os trabalhos de graduação. Ela é bolsista de iniciação científica no Laboratório de Isótopos Estáveis, orientada pelo professor Rafael Teixeira, do Departamento de Solos, e faz parte do Grupo de Estudos de Matéria Orgânica do Solo e Rizosfera.

Os pesquisadores premiados são integrantes do Grupo de Estudos em Agricultura Regenerativa e Solos, do Laboratório de Manejo e Conservação do Solo do Instituto de Ciências Agrárias da UFV - campus Florestal, e do Grupo de Estudos de Matéria Orgânica do Solo e Rizosfera.

O LAC Soil Carbon foi organizado por instituições latino-americanas e promovido pela Iniciativa internacional 4 por 1000, pelo Soil Carbon International Research Consortium e pela COP30 Brasil. Os trabalhos premiados estão disponíveis na página do LAC Soil Carbon.

Informações: UFV