Rádio Montanhesa

Rádio Q FM

TV Montanhesa

Live Rádio Q FM

Anuncie


Reunião com artesãos de Viçosa define avanços para a Semana do Fazendeiro
2 de julho de 2025

Na última terça-feira (1), o auditório Gilberto Valério Pinheiro, localizado no Imas, recebeu uma importante reunião com artesãos e artesãs do município de Viçosa. O encontro foi promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, Eventos, Turismo e Juventude (SEMCULTJ), com o apoio de diversos setores da Prefeitura, conforme orientação do prefeito Ângelo Chequer.

A pauta principal da reunião foi a participação do artesanato viçosense na Semana do Fazendeiro, evento tradicional que acontece entre os dias 12 e 18 de julho, na Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Durante a reunião, o secretário de Cultura e Turismo, Sérgio Vitarelli, falou à Rádio Montanhesa sobre uma demanda antiga do setor: um espaço fixo de comercialização para os artesãos. Após o encontro, uma comissão formada pelos próprios artesãos foi criada e a SEMCULTJ já se mobiliza para viabilizar esse espaço permanente para os artistas locais.

Além disso, durante a Semana do Fazendeiro, será disponibilizado um estande ampliado de artesanato, promovendo maior visibilidade ao trabalho dos artesãos de Viçosa.

A equipe do Primeiro a Saber e da Rádio Montanhesa também conversou com Laira, representante do Departamento de Fiscalização da SEMPLAG, que destacou a importância da legalidade na ocupação dos espaços urbanos:

“O papel do nosso departamento é organizar o uso do espaço público. Trouxe hoje informações sobre a legislação, os direitos e deveres dos artesãos — algo fundamental. Queremos ajudá-los a ocupar os espaços de forma correta e legal, fortalecendo o grupo e dando identidade ao artesanato de Viçosa”, afirmou Laira.

A reunião teve ampla participação de artesãos de todo o município, que puderam tirar dúvidas sobre a regulamentação e o apoio ao setor.

A artesã Edna Maria comentou sobre a importância do encontro:

“Foi muito importante. Tivemos acesso a informações sobre a organização do uso do espaço público e o trabalho coletivo. Trabalhar de forma organizada, dentro da lei, é fundamental para evitar problemas. A reunião foi muito esclarecedora.”