Ricardo Cottini, diretor de Educação Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, acompanha de perto ações do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis em oito escolas da rede municipal
O diretor de Educação Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Ricardo Cottini, esteve em Viçosa na última terça-feira (15/7) para acompanhar de perto as ações do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis em andamento no município. A visita contemplou oito escolas da rede municipal, que desenvolvem atividades voltadas à formação ambiental de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental.
Durante a agenda, Cottini visitou as escolas Anita Chequer e Professor Gomide Filho, onde foi recepcionado por diretores, supervisores e professoras responsáveis pelas turmas atendidas pelo Programa. A iniciativa visa consolidar práticas sustentáveis nas escolas por meio de metodologia transversal, abordando temas como cidadania, bem-estar animal, água, resíduos sólidos, energia, florestas e clima.
Segundo a secretária municipal de Educação e Esportes, Márcia Elizabeth, a presença do diretor reforça a importância da educação ambiental como base para a construção de um futuro mais sustentável:
“A visita do diretor Cottini reforça o compromisso do município com a sustentabilidade e com a construção de um futuro mais equilibrado e consciente, a partir da educação ambiental nas escolas.”
Além das escolas visitadas, integram o programa o Centro Municipal de Educação Dr. Januário de Andrade Fontes e as escolas Almiro Paraíso, Dr. Juscelino Kubitschek, João Francisco da Silva, Nossa Senhora de Fátima e Padre Francisco José da Silva.
A comitiva também contou com a presença de Kariny Gandra, chefe do Departamento de Ensino Fundamental e gestora municipal do Programa, e Rogério Gregório, coordenador pedagógico do Ensino Fundamental.
O Programa Jovens Mineiros Sustentáveis, promovido pela Semad, tem como objetivo formar crianças e adolescentes para atuarem como multiplicadores de boas práticas ambientais, envolvendo também suas famílias e comunidades escolares. As ações são adaptadas às realidades locais, promovendo uma educação ambiental prática, cidadã e transformadora.
Informações: Prefeitura de Viçosa