segunda-feira, 15 de junho de 2026
Urgente
Governo de Minas autoriza início do processo para construção da nova ponte sobre o Rio São João, em IgaratingaGoverno de Minas transfere capital para Divinópolis, primeira cidade a alcançar nível máximo em Liberdade EconômicaGoverno de Minas anuncia mais de R$ 2,6 milhões para a Santa Casa de Formiga adquirir equipamento de ressonância magnéticaGoverno de Minas anuncia mais de R$400 milhões em obras e projetos de infraestrutura rodoviária para o Centro-Oeste do EstadoGoverno de Minas entrega obras de Unidade Básica de Saúde em Cana VerdeEscolas estaduais de Minas transformam a Copa do Mundo em aprendizadoGoverno de Minas transfere capital para Divinópolis, primeira cidade a alcançar nível máximo em Liberdade EconômicaGoverno de Minas autoriza início do processo para construção da nova ponte sobre o Rio São João, em IgaratingaGoverno de Minas autoriza início do processo para construção da nova ponte sobre o Rio São João, em IgaratingaGoverno de Minas transfere capital para Divinópolis, primeira cidade a alcançar nível máximo em Liberdade EconômicaGoverno de Minas anuncia mais de R$ 2,6 milhões para a Santa Casa de Formiga adquirir equipamento de ressonância magnéticaGoverno de Minas anuncia mais de R$400 milhões em obras e projetos de infraestrutura rodoviária para o Centro-Oeste do EstadoGoverno de Minas entrega obras de Unidade Básica de Saúde em Cana VerdeEscolas estaduais de Minas transformam a Copa do Mundo em aprendizadoGoverno de Minas transfere capital para Divinópolis, primeira cidade a alcançar nível máximo em Liberdade EconômicaGoverno de Minas autoriza início do processo para construção da nova ponte sobre o Rio São João, em Igaratinga

Diretor da Semad visita escolas de Viçosa

Diretor da Semad visita escolas de Viçosa

Ricardo Cottini, diretor de Educação Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, acompanha de perto ações do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis em oito escolas da rede municipal

O diretor de Educação Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Ricardo Cottini, esteve em Viçosa na última terça-feira (15/7) para acompanhar de perto as ações do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis em andamento no município. A visita contemplou oito escolas da rede municipal, que desenvolvem atividades voltadas à formação ambiental de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental.

Durante a agenda, Cottini visitou as escolas Anita Chequer e Professor Gomide Filho, onde foi recepcionado por diretores, supervisores e professoras responsáveis pelas turmas atendidas pelo Programa. A iniciativa visa consolidar práticas sustentáveis nas escolas por meio de metodologia transversal, abordando temas como cidadania, bem-estar animal, água, resíduos sólidos, energia, florestas e clima.

Segundo a secretária municipal de Educação e Esportes, Márcia Elizabeth, a presença do diretor reforça a importância da educação ambiental como base para a construção de um futuro mais sustentável:

“A visita do diretor Cottini reforça o compromisso do município com a sustentabilidade e com a construção de um futuro mais equilibrado e consciente, a partir da educação ambiental nas escolas.”

Além das escolas visitadas, integram o programa o Centro Municipal de Educação Dr. Januário de Andrade Fontes e as escolas Almiro Paraíso, Dr. Juscelino Kubitschek, João Francisco da Silva, Nossa Senhora de Fátima e Padre Francisco José da Silva.

A comitiva também contou com a presença de Kariny Gandra, chefe do Departamento de Ensino Fundamental e gestora municipal do Programa, e Rogério Gregório, coordenador pedagógico do Ensino Fundamental.

O Programa Jovens Mineiros Sustentáveis, promovido pela Semad, tem como objetivo formar crianças e adolescentes para atuarem como multiplicadores de boas práticas ambientais, envolvendo também suas famílias e comunidades escolares. As ações são adaptadas às realidades locais, promovendo uma educação ambiental prática, cidadã e transformadora.

Informações: Prefeitura de Viçosa