Projeto “Da Favela Para o Mundo” leva espetáculo de Viçosa à Mostra Casa Aberta em Uberlândia
9 de setembro de 2025

Grupo apresentou “Olhar Complexo” e realizou oficinas de passinho durante o evento cultural
O projeto Da Favela Para o Mundo, de Viçosa, participou da 6ª Mostra de Teatro Casa Aberta, realizada nos dias 6 e 7 de setembro em Uberlândia. A programação contou com oficinas, rodas de conversa e a estreia do espetáculo “Olhar Complexo” na cidade.
No sábado, o grupo ministrou uma aula de passinho acompanhada de roda de conversa para artistas e público em geral. No domingo, apresentou a performance “Olhar Complexo”, que teve ingressos esgotados e casa lotada. A iniciativa foi apoiada pela Prefeitura de Viçosa, por meio da Secretaria de Cultura.
Todos os bailarinos do espetáculo são oriundos do Centro Experimental de Artes, espaço sociocultural de Viçosa onde o grupo deu início às atividades. A direção é do bailarino, coreógrafo e produtor cultural Yan Castro, em parceria com Luide Barros.
Segundo Yan, a participação no evento possibilitou intercâmbio cultural entre as cidades e reforçou a importância da circulação da arte periférica. Para ele, projetos como esse ampliam o diálogo entre arte, território e comunidade.
Criado em Viçosa, o Da Favela Para o Mundo utiliza o passinho, dança surgida no funk carioca, em diálogo com a dança afro e outras linguagens contemporâneas. O grupo atua em oficinas, espetáculos e intervenções, com trabalhos realizados em diversas cidades de Minas Gerais e do sul da Bahia.
Entre os reconhecimentos já obtidos estão o 8º Festival de Dança de Juiz de Fora (2025) e o Festival Dança em Movimento, em Ubá (2022). O projeto também representou Minas Gerais no Baile do Passinho, realizado no Rio de Janeiro.
A turnê “Olhar Complexo”, iniciada em 2025, amplia a visibilidade da produção artística de Viçosa e reforça a presença das artes periféricas em eventos regionais e nacionais.
A Mostra Casa Aberta, organizada pela Trupe dos Truões, busca oferecer programação cultural gratuita ao público de Uberlândia e promover intercâmbio artístico entre diferentes linguagens.
Informações: PMV