Ação da Defensoria Pública oferece exames de DNA e reconhecimentos de paternidade em 36 comarcas mineiras
A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) realiza até o dia 17 de outubro as inscrições para o Mutirão Direito a Ter Pai 2025. A iniciativa ocorre entre os dias 28 e 31 de outubro em 36 unidades da instituição, incluindo Belo Horizonte.
Esta é a 13ª edição estadual do mutirão, que oferece atendimento extrajudicial com serviços voltados à garantia do direito à filiação. Estão disponíveis exames de DNA com coleta no local, reconhecimentos espontâneos de paternidade ou maternidade, filiação socioafetiva, além de demandas relacionadas a alimentos, guarda, regulamentação da convivência e investigação de paternidade.
As inscrições devem ser feitas presencialmente na unidade da Defensoria Pública da comarca de residência do interessado. Os endereços e horários de atendimento estão disponíveis no site da DPMG.
No momento da inscrição, os seguintes documentos são exigidos:
Para o reconhecimento de filiação socioafetiva, é necessário apresentar também a certidão de nascimento da pessoa a ser reconhecida. O reconhecimento pode ocorrer mesmo que a certidão já contenha o nome de pai ou mãe registral.
Mais informações e a lista de unidades participantes podem ser consultadas no site da DPMG.
Informações: Defensoria Pública de Minas Gerais