
Grupo da Zona da Mata Leva Poeta Misael de Souza ao Slam Minas Gerais no Vale do Aço
O coletivo SLAM DO TURVO, de Viçosa, participará do Slam Minas Gerais – Edição Vale do Aço, que acontece entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro nas cidades de Ipatinga e Timóteo. A competição estadual de poesia falada contará com a representação viçosense por meio do poeta e MC Misael de Souza, conhecido como Nowa.
O Slam é uma competição de poesia falada, que consiste em poesias autorais de até minutos. A organização escolhe os jurados, que julgam voz, performance e movimento. A modalidade de competição ocorre em níveis municipal, estadual e nacional.
Misael de Souza, que também é estudante de Ciências Biológicas na Universidade Federal de Viçosa (UFV), já participou anteriormente da disputa estadual de poesia falada. O poeta manifesta o objetivo de alcançar a etapa nacional da competição de poesia/rima, seguindo a trajetória de outros artistas da periferia.
O formato Slam é reconhecido por abrir caminhos para o reconhecimento de artistas independentes, expandindo a visibilidade para além de seus círculos de origem. Atualmente, a modalidade também integra a grade de pontuação em competições interescolares."
O SLAM DO TURVO é uma iniciativa da produtora cultural Amanda Rosa, que também é conhecida como Pérola Negra. O coletivo conta com seis membros ativos que possuem o objetivo de contribuir para a melhoria do cenário cultural na Zona da Mata Mineira.
A equipe que acompanhará Misael de Souza na viagem para registrar a participação inclui: Amanda Rosa (Pérola Negra), criadora e produtora cultural; Júlio Rocha (Julim), jornalista e filmmaker; Franciele Mendes (Raposa), produtora e cronômetro; Gabrielle Souza (Habibis), produtora e matemática; Arthur Maia (Amaia), produtor e editor de vídeo; e Pedro Senhorelo (Blue Angel), produtor cultural.