sexta-feira, 24 de julho de 2026
Urgente
Van fica destruída após colisão com vaca na rodovia entre Ubá e GuidovalSuspeito foge de abordagem e Polícia Militar apreende drogas durante patrulhamento em UbáSemana da Juventude Rural e Torneio Leiteiro são destaques da programação desta quinta na Semana do FazendeiroSemana da Mulher Rural reúne mais de mil participantes na UFV em dois dias de programaçãoCAp-Coluni abre inscrições para o Exame de Seleção 2027 com 150 vagas para o Ensino MédioCentenário da UFV destaca história de laranjas e bananas na criação da Universidade e da Semana do FazendeiroIdoso morre após seis dias internado depois de atropelamento em faixa de pedestres em MuriaéCoimbra recebe reconhecimento nacional por ações voltadas à alfabetizaçãoVan fica destruída após colisão com vaca na rodovia entre Ubá e GuidovalSuspeito foge de abordagem e Polícia Militar apreende drogas durante patrulhamento em UbáSemana da Juventude Rural e Torneio Leiteiro são destaques da programação desta quinta na Semana do FazendeiroSemana da Mulher Rural reúne mais de mil participantes na UFV em dois dias de programaçãoCAp-Coluni abre inscrições para o Exame de Seleção 2027 com 150 vagas para o Ensino MédioCentenário da UFV destaca história de laranjas e bananas na criação da Universidade e da Semana do FazendeiroIdoso morre após seis dias internado depois de atropelamento em faixa de pedestres em MuriaéCoimbra recebe reconhecimento nacional por ações voltadas à alfabetização

Cemig alerta para cuidados com áreas alagadas após tempestades na Zona da Mata

Cemig alerta para cuidados com áreas alagadas após tempestades na Zona da Mata

As fortes chuvas que atingiram a Zona da Mata mineira nos últimos dias colocaram diversas cidades em situação de emergência e levaram Juiz de Fora a decretar estado de calamidade pública. Diante desse cenário, a Cemig reforça a necessidade de que a população redobre a atenção em relação aos riscos envolvendo água e rede elétrica, combinação que pode resultar em acidentes graves e fatais, choques elétricos e danos a equipamentos.

Somente entre os dias 22 e 24/2, Juiz de Fora registrou cerca de 229,9 milímetros de chuva, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No mês, até a manhã de terça-feira (24/2), o acumulado de chuva na cidade é de 579,3 milímetros, volume 240% acima da média climatológica de fevereiro, que é de 170,3 mm.

Nos últimos dias, o alto volume de água provocou mortes, deslizamentos de terra e deixou centenas de pessoas desabrigadas, além de comprometer a infraestrutura urbana em diferentes pontos da cidade.

Em situações como essa, o contato da água com instalações elétricas gera riscos e exige cuidados. O gerente de Saúde e Segurança Corporativa da Cemig, José Firmo do Carmo Júnior, alerta que a população deve manter distância de qualquer estrutura elétrica danificada. Segundo ele, ao se deparar com fios partidos ao solo ou cabos soltos com alturas baixas, a orientação é nunca se aproximar, não tocar no cabeamento e, sempre que possível, impedir que outras pessoas se aproximem do local.

“A recomendação é acionar imediatamente o Fale com a Cemig, pelo telefone 116, que funciona 24 horas por dia. Somente profissionais qualificados, habilitados, capacitados e autorizados pela companhia podem realizar intervenções na rede elétrica”, destaca.

Durante enchentes ou alagamentos, a atenção deve se voltar também para o interior dos imóveis. Sempre que for possível e desde que não haja risco à integridade física, o cliente deve desligar os disjuntores e retirar os equipamentos das tomadas. Outra medida importante é posicionar eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos em locais mais altos, reduzindo a possibilidade de contato com a água e, consequentemente, de danos aos circuitos internos dos equipamentos.

O cuidado, no entanto, não termina com o recuo das águas. Ao retornar para imóveis que foram alagados, é fundamental verificar se a energia elétrica permanece desligada antes de qualquer tentativa de uso. De acordo com José Firmo do Carmo Júnior, a água pode infiltrar-se na tubulação elétrica, tornando indispensável uma avaliação técnica antes da religação. “A população deve buscar um profissional qualificado para realizar uma vistoria completa nas instalações e nos equipamentos, garantindo que não haja riscos de choque ou curtos-circuitos”, orienta o especialista da companhia.

Mais cuidados durante as chuvas

Além dessas medidas, a Cemig reforça recomendações que ajudam a reduzir acidentes em períodos de chuva intensa. Entre elas, evitar ao máximo o contato com postes e estruturas elétricas como forma de apoio durante inundações (a estrutura pode ter partes energizadas), não manusear aparelhos elétricos com mãos ou pés molhados e jamais tentar desligar ou religar a rede elétrica da companhia por conta própria.

A orientação inclui ainda não permanecer em lajes, locais descampados ou sob árvores durante tempestades, uma vez que descargas atmosféricas tendem a atingir pontos mais elevados.

Objetos como telhas, tampas de caixas d’água, totens e outros materiais soltos devem estar bem fixados para evitar que sejam arrastados pelo vento e atinjam pessoas, veículos ou a rede elétrica.