segunda-feira, 8 de junho de 2026
Urgente
Governo de Minas moderniza Sala de Situação de Recursos Hídricos e amplia capacidade de prevenção a eventos climáticos extremosMinas Gerais encerra os cinco primeiros meses de 2026 com US$ 17,9 bilhões em exportaçõesSecretaria de Educação divulga classificação da Remoção Regional e EstadualOlitef 2026 abre inscrições e amplia oportunidades para estudantes da rede estadualGoverno de Minas lança Plano Estadual de Enfrentamento aos Incêndios Florestais e reforça preparação frente às mudanças climáticasPrefeitura empossa mais 75 concursados para reforçar rede municipal de educaçãoWikimedia Brasil promove oficinas de edição na Wikipédia em ViçosaMotocicleta é removida durante operação da Polícia Militar no bairro União, em ViçosaGoverno de Minas moderniza Sala de Situação de Recursos Hídricos e amplia capacidade de prevenção a eventos climáticos extremosMinas Gerais encerra os cinco primeiros meses de 2026 com US$ 17,9 bilhões em exportaçõesSecretaria de Educação divulga classificação da Remoção Regional e EstadualOlitef 2026 abre inscrições e amplia oportunidades para estudantes da rede estadualGoverno de Minas lança Plano Estadual de Enfrentamento aos Incêndios Florestais e reforça preparação frente às mudanças climáticasPrefeitura empossa mais 75 concursados para reforçar rede municipal de educaçãoWikimedia Brasil promove oficinas de edição na Wikipédia em ViçosaMotocicleta é removida durante operação da Polícia Militar no bairro União, em Viçosa

Rio Turvão transborda e causa inundações em bairros de Ervália

Rio Turvão transborda e causa inundações em bairros de Ervália

Bombeiros monitoram áreas de risco e registram ocorrências de deslizamentos e salvamentos após chuvas intensas na madrugada

As chuvas constantes registradas durante a madrugada na região de Viçosa provocaram a elevação do nível do Rio Turvão. O volume de água excedeu a calha natural e causou inundações no município de Ervália. Os pontos de alagamento concentram-se principalmente nos bairros Turvão e na parte baixa do Centro, atingindo as áreas de maior vulnerabilidade geográfica da cidade.

Uma equipe do 3º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Viçosa deslocou-se para Ervália ainda durante a madrugada para prestar socorro. Durante o período inicial de atendimento, os militares registraram um princípio de afogamento envolvendo duas pessoas. Segundo o relato oficial, as vítimas estavam próximas a uma ponte quando a correnteza as arrastou. Ambas conseguiram sair do curso d’água por meios próprios em um ponto abaixo do local do incidente.

Quando a guarnição dos bombeiros chegou ao município, as vítimas já recebiam atendimento médico de uma equipe do SAMU. Além das inundações, as autoridades locais confirmaram pontos de deslizamento de encosta. Estas ocorrências atingem tanto a zona urbana quanto as rodovias adjacentes que dão acesso ao município, exigindo atenção dos motoristas que trafegam pela região.

Atualmente, uma guarnição do 3º Pelotão permanece em Ervália para realizar vistorias técnicas em áreas consideradas de risco. O trabalho ocorre em apoio direto à Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC). O objetivo da ação conjunta é identificar estruturas abaladas e prevenir novos acidentes decorrentes da instabilidade do solo e do nível dos rios.

A Defesa Civil recomenda que moradores de áreas vulneráveis monitorem qualquer sinal de movimentação de terra ou elevação rápida da água. Em caso de rachaduras em muros ou inclinação de postes, a orientação é deixar o imóvel imediatamente. O Corpo de Bombeiros e a COMPDEC seguem com o monitoramento das condições climáticas e do nível das águas nas próximas horas.

Informações: SAMU