quarta-feira, 17 de junho de 2026
Urgente

Avança revitalização da Praça do Rosário com visita técnica ao local

Avança revitalização da Praça do Rosário com visita técnica ao local

Empenhada em construir soluções sustentáveis e colaborativas que impactem positivamente o dia a dia da população, a Prefeitura de Viçosa, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo e Inovação, realizou na quarta-feira, 22, uma visita técnica à Praça do Rosário, que será contemplada com um projeto de revitalização viabilizado por meio de parceria público-privada (PPP) com a empresa Haskell.

Durante a visita, foram discutidos aspectos técnicos fundamentais para a elaboração e qualificação do projeto de reforma da praça. Entre os principais pontos abordados constam melhorias na iluminação pública, requalificação de pisos e pavimentos, preservação e valorização dos elementos históricos, além de outras intervenções estruturais e urbanísticas que visam tornar o espaço mais funcional, seguro e atrativo para a população.

A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a modernização dos espaços públicos, alinhando desenvolvimento urbano, preservação do patrimônio e promoção da qualidade de vida. A parceria com a Haskell representa um importante modelo de cooperação entre o poder público e a iniciativa privada, permitindo a execução de projetos relevantes com maior eficiência e inovação.

Somado a isso, no antigo prédio da Prefeitura, será implantada a Casa do Cidadão, que abrigará a Unidade de Atendimento Integrado (UAI), concentrando diversos serviços públicos de atendimento direto ao cidadão. A revitalização da praça contribuirá significativamente para o conforto, a acessibilidade e o acolhimento da população que circula diariamente pelo local, oferecendo um ambiente mais qualificado de apoio aos usuários desses serviços.

A visita contou com a presença do secretário de Desenvolvimento, Ramon Fernandes, representantes técnicos da Haskell — incluindo a arquiteta responsável pelo projeto, Júlia Bittencourt – e os profissionais Luciano Luppi e Rafael Lima, além do corpo técnico da Prefeitura, a diretora de Projetos, Geysiane Milagres; o diretor de Iluminação Pública, Bruno Ferreira; a chefe do Departamento de Patrimônio Histórico, Cinthia Fontes; a chefe do Departamento de Gestão Simplificada, Fernanda Oliveira; e o chefe do Departamento de Apoio ao Empreendedorismo, Marcos Rocha.

Fonte: PMV