domingo, 21 de junho de 2026
Urgente
Vinhos de colheita de inverno de Minas Gerais são destaque no Decanter World Wine Awards 2026Secretaria de Saúde participa de missão na Dinamarca para fortalecer inovação na rede pública mineiraLavouras de café danificadas pelo granizo? Confira orientações para a recuperaçãoGoverno de Minas vistoria obras finais de nova UBS em Capitão AndradeEducação de Minas apresenta avanços em infraestrutura, aprendizagem e valorização dos servidores durante Assembleia FiscalizaVinhos de colheita de inverno de Minas Gerais são destaque no Decanter World Wine Awards 2026Secretaria de Saúde participa de missão na Dinamarca para fortalecer inovação na rede pública mineiraLavouras de café danificadas pelo granizo? Confira orientações para a recuperaçãoVinhos de colheita de inverno de Minas Gerais são destaque no Decanter World Wine Awards 2026Secretaria de Saúde participa de missão na Dinamarca para fortalecer inovação na rede pública mineiraLavouras de café danificadas pelo granizo? Confira orientações para a recuperaçãoGoverno de Minas vistoria obras finais de nova UBS em Capitão AndradeEducação de Minas apresenta avanços em infraestrutura, aprendizagem e valorização dos servidores durante Assembleia FiscalizaVinhos de colheita de inverno de Minas Gerais são destaque no Decanter World Wine Awards 2026Secretaria de Saúde participa de missão na Dinamarca para fortalecer inovação na rede pública mineiraLavouras de café danificadas pelo granizo? Confira orientações para a recuperação

Lira Santa Rita é destaque no Encontro de Bandas de Brás Pires

Lira Santa Rita é destaque no Encontro de Bandas de Brás Pires

Participação no encontro foi a primeira após o início do projeto de revitalização “Lira Viva”, fomentado com o apoio da Prefeitura de Viçosa e da Funarte.

A Lira Santa Rita de Viçosa participou, no domingo, 03, do 6º Encontro de Bandas realizado na cidade de Brás Pires. Foi a maior corporação musical presente no evento, com 27 músicos e 2 alunos da turma de formação, somando 29 componentes. Os dois alunos são da turma de Novos Músicos do projeto, que participaram do encontro para fins de aprendizado e vivência musical, representando os estudantes em formação desde fevereiro de 2026.

A apresentação marcou a primeira participação pública da Lira Santa Rita após o início do projeto Lira Viva: Sinfonia de Tradição, Formação e Inovação em Viçosa, fomentado pela FUNARTE e com apoio da Prefeitura Municipal de Viçosa. O projeto possibilitou a aquisição de novos instrumentos musicais, elevando a qualidade artística da Corporação e fortalecendo as ações de formação.

Wanessa Milagres Teixeira, voluntária na Associação Musical Lira Santa Rita, disse que, no início do processo de reestruturação, a banda chegou a contar com apenas 12 integrantes. A inserção de novos músicos, a chegada de novos instrumentos e o fomento cultural viabilizado pela FUNARTE, somados ao apoio da Prefeitura de Viçosa, foram fundamentais para manter viva e fortalecida a tradição da Corporação Musical Lira Santa Rita, que está próxima de completar 104 anos de história no dia 22 de maio de 2026.

Durante o evento, O prefeito de Brás Pires, Domingos Rivelli Teixeira Nogueira, o Dominguim, louvou a postura do prefeito de Viçosa, Ângelo Chequer na valorização das bandas de música.

O evento foi promovido pela Corporação Braspirense, presidida por Luis Antônio, com apoio da Prefeitura de Brás Pires, integrando a programação do festival gastronômico do município.

Além de Viçosa, o encontro reuniu corporações musicais São Geraldo, Guidoval, Tocantins, Pinheiros Altos (Piranga), Senador Firmino e Senhora de Oliveira. Ao todo, nove corporações participaram do evento, promovendo um amplo intercâmbio cultural e musical.