sábado, 20 de junho de 2026
Urgente
Vinhos de colheita de inverno de Minas Gerais são destaque no Decanter World Wine Awards 2026Secretaria de Saúde participa de missão na Dinamarca para fortalecer inovação na rede pública mineiraLavouras de café danificadas pelo granizo? Confira orientações para a recuperaçãoGoverno de Minas vistoria obras finais de nova UBS em Capitão AndradeEducação de Minas apresenta avanços em infraestrutura, aprendizagem e valorização dos servidores durante Assembleia FiscalizaVinhos de colheita de inverno de Minas Gerais são destaque no Decanter World Wine Awards 2026Secretaria de Saúde participa de missão na Dinamarca para fortalecer inovação na rede pública mineiraLavouras de café danificadas pelo granizo? Confira orientações para a recuperaçãoVinhos de colheita de inverno de Minas Gerais são destaque no Decanter World Wine Awards 2026Secretaria de Saúde participa de missão na Dinamarca para fortalecer inovação na rede pública mineiraLavouras de café danificadas pelo granizo? Confira orientações para a recuperaçãoGoverno de Minas vistoria obras finais de nova UBS em Capitão AndradeEducação de Minas apresenta avanços em infraestrutura, aprendizagem e valorização dos servidores durante Assembleia FiscalizaVinhos de colheita de inverno de Minas Gerais são destaque no Decanter World Wine Awards 2026Secretaria de Saúde participa de missão na Dinamarca para fortalecer inovação na rede pública mineiraLavouras de café danificadas pelo granizo? Confira orientações para a recuperação

Ocupação Giramundo leva teatro de bonecos e atividades culturais gratuitas à Viçosa

Ocupação Giramundo leva teatro de bonecos e atividades culturais gratuitas à Viçosa

Programação ocorre nos dias 9 e 10 de maio, com espetáculos e palestra no campus da UFV

A cidade de Viçosa recebe, nos dias 9 e 10 de maio, a Ocupação Giramundo, projeto que celebra os 55 anos do Grupo Giramundo. A programação é gratuita e será realizada no campus da Universidade Federal de Viçosa.

O projeto reúne dois espetáculos do repertório do grupo — “Cobra Norato” e “Um baú de fundo fundo” — além da palestra “Processo Giramundo”. As atividades são abertas ao público e voltadas também a artistas, estudantes e interessados no teatro de animação.

No dia 9 de maio, sábado, às 10h, ocorre a palestra “Processo Giramundo” no auditório da Biblioteca Central da UFV. No mesmo dia, às 17h, será apresentado o espetáculo “Um baú de fundo fundo” no Espaço Acadêmico Cultural Fernando Sabino. Já no domingo, 10 de maio, às 19h, o público poderá assistir à apresentação de “Cobra Norato”, no mesmo local.

A iniciativa integra a circulação do projeto pelo interior de Minas Gerais. Após passagem por Juiz de Fora, entre os dias 1º e 3 de maio, a programação segue para Uberaba nos dias 16 e 17 de maio. A proposta busca ampliar o acesso à cultura e promover atividades em diferentes regiões.

O projeto conta com parceria da Trama e patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Ao todo, estão previstas seis apresentações, com duas sessões em cada cidade, além de encontros formativos conduzidos por integrantes do grupo.

Entre os espetáculos, “Cobra Norato” é baseado na obra de Raul Bopp, escrita em 1921. A montagem utiliza mais de 70 bonecos e incorpora referências da cultura brasileira e de tradições do teatro de bonecos. Já “Um baú de fundo fundo”, criado em 1975, reúne histórias e cantigas da cultura mineira, com uso de técnicas como bonecos de fio e teatro de sombras.

A palestra “Processo Giramundo” aborda os processos criativos, a pesquisa estética e o desenvolvimento técnico do grupo ao longo de sua trajetória. A participação é gratuita e não exige inscrição prévia, com acesso condicionado à capacidade dos espaços.