Familiares de José Bhering Cardoso Filho relataram atendimentos após acidente de motocicleta e vereadores anunciaram acompanhamento do caso
Um relato apresentado durante a 25ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Viçosa motivou novos questionamentos sobre os atendimentos prestados pelo Complexo Hospitalar de Viçosa. A manifestação foi feita por Giusseppe Gianini Cardoso Coelho, sobrinho de José Bhering Cardoso Filho, conhecido como “Ferrugem”, que morreu após complicações decorrentes de um acidente de motocicleta no início de julho.
Na Tribuna Livre, Giusseppe relatou a sequência de atendimentos recebida pelo tio. Segundo ele, houve problemas no diagnóstico e no acompanhamento de um quadro de hemorragia interna provocado por fraturas na pelve.
O familiar também criticou a postura institucional do Complexo Hospitalar de Viçosa nas redes sociais. Durante o pronunciamento, afirmou que a mobilização da família busca cobrar transparência, responsabilidade administrativa e esclarecimentos sobre a gestão da saúde no município.
Giusseppe declarou que sua manifestação também representava outras famílias que, segundo ele, tiveram questionamentos sobre atendimentos prestados pela unidade. Ao final da participação, pediu à comunidade e aos vereadores que acompanhem situações envolvendo possíveis falhas na assistência hospitalar.
Após o pronunciamento, vereadores se manifestaram sobre o caso. O presidente da Câmara, Robson Souza, do PSD, prestou solidariedade à família e afirmou que o Legislativo vem cobrando melhorias, além de respostas da gestão hospitalar. Ele ressaltou a necessidade de preservar o reconhecimento ao trabalho dos servidores que atuam no atendimento.
O vereador Marcão do Paraíso, do PRD, afirmou que já havia levado o tema à Tribuna e defendeu a união em torno de cobranças relacionadas à assistência. A vereadora Jamille Gomes, do PT, colocou o mandato à disposição da família e mencionou a importância do acesso ao prontuário médico para eventuais acionamentos ao Ministério Público.
A vereadora Maria Prisca, também do PT, prestou solidariedade à família e relatou preocupações da população sobre a saúde no município. O presidente da Comissão de Saúde, Sérgio Marota, do PP, afirmou que irá apurar os atendimentos prestados e cobrou a responsabilização dos envolvidos, caso sejam identificadas irregularidades.
O vereador Professor Idelmino, do PCdoB, informou que a Comissão de Saúde e seu mandato acompanharão o caso. Segundo ele, as cobranças poderão ser formalizadas junto ao Ministério Público e à Curadoria da Saúde do município.
Informações: Câmara Municipal de Viçosa

