quarta-feira, 23 de setembro de 2026
Urgente

Grupo Impacto leva dança brasileira ao público de Portugal e amplia intercâmbio cultural

Grupo Impacto leva dança brasileira ao público de Portugal e amplia intercâmbio cultural

Companhia de Viçosa apresentou o espetáculo “Baobás” em Lagoa, realizou atividades com estudantes e levou workshop de passinho a bailarinos em Faro

O Grupo Impacto de Dança, de Viçosa, iniciou a programação da quinta turnê internacional em Portugal com apresentações do espetáculo autoral “Baobás” e atividades de intercâmbio cultural e artístico. Em Lagoa, duas sessões reuniram público e chamaram a atenção de artistas e estudantes portugueses.

A montagem apresenta referências à cultura brasileira por meio da dança. Entre os espectadores em Lagoa estava a professora e coreógrafa Laura Abel, que acompanhou o espetáculo com um grupo de alunos de dança.

Laura destacou a conexão estabelecida entre a montagem e o público português. Segundo ela, as referências culturais brasileiras presentes no espetáculo foram percebidas pelos espectadores.

A professora também mencionou elementos como capoeira e acrobacias. Ela destacou ainda a dinâmica da apresentação e a alternância dos bailarinos em cena.

“Eu adorei, eles adoraram. Tem uma vibe completamente de casa, no sentido em que conseguimos perceber as raízes do que é o Brasil”, afirmou Laura.

Sobre a dinâmica da montagem, a professora declarou que o espetáculo apresenta momentos de imprevisibilidade e destacou a atuação dos bailarinos.

Outro destaque feito por Laura foi a energia transmitida durante a apresentação. Segundo ela, a movimentação presente no espetáculo provoca uma reação do público durante a sessão.

A espectadora Eduarda Grazina também comentou a apresentação. “Arrebatador, é absolutamente fantástico”, declarou.

Atividades com estudantes

Além das apresentações de “Baobás”, o Grupo Impacto realizou atividades com estudantes do município de Lagoa. A programação incluiu uma oficina e uma roda de conversa com jovens portugueses.

As ações integram a proposta da turnê de promover o intercâmbio entre artistas brasileiros e portugueses. A programação busca compartilhar experiências, conhecimentos e elementos da cultura brasileira por meio da dança.

Grupo Impacto segue para Faro

Após as atividades em Lagoa, o Grupo Impacto seguiu para Faro, cidade onde a companhia se apresenta pela segunda vez.

A programação em Faro começou com um workshop destinado a bailarinos. Durante a atividade, o passinho, ritmo brasileiro, foi utilizado como parte da aula.

A atividade reuniu jovens artistas portugueses, que participaram do momento de aprendizado com os integrantes do Grupo Impacto.

Nesta quarta-feira, a companhia se apresenta no Teatro das Figuras, em Faro. O espetáculo integra a programação da turnê internacional, que será encerrada em Paredes.

A quinta turnê internacional do Grupo Impacto conta com o apoio da Prefeitura de Viçosa e é realizada pelo Instituto Asas e pelo Núcleo de Arte e Dança.