As primeiras doses de vacinas contra a Covid-19 da Pfizer chegaram nesta segunda-feira (31) a Viçosa. No total, o município recebeu 990 doses do imunológico de Oxford, que serão usadas para a primeira aplicação em pessoas com comorbidades e pessoas com deficiências permanentes graves.
Além disso, a cidade também recebeu outras 1.400 doses da AstraZeneca, que serão usadas para vacinar pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência e 14 profissionais das forças de segurança, salvamento e forças armadas.
Já na próxima terça-feira (01) as doses da Pfizer começarão a ser aplicadas nos moradores de Viçosa. Serão contempladas pessoas com 50, 51 e 52 anos completos, com comorbidades, e as beneficiarias do BPC. Na parte da manhã, das 8h30 às 11h, serão vacinadas as mulheres. À tarde, das 13h30 às 16h, será a vez dos homens. A vacinação será na Divisão de Saúde de UFV.
Vale ressaltar que, por conta da especificidade da vacina da Pfizer, ela não será aplicada como as vacinas da CoronaVac e AstraZenaca. Por isso, duas tendas foram montadas na Divisão de Saúde da Universidade Federal de Viçosa (UFV), para triagem e recepção do público, para ficar mais próximo ao local de armazenamento das doses.
A exigência era para que a aplicação do imunizante não acontecesse fora de uma unidade de saúde que tenha uma sala de vacina climatizada. Como o número de doses enviado para Viçosa ainda é pequeno, elas deverão ser aplicadas em até quatro dias. Para este prazo, a Anvisa recomenda que o imunizante seja conservado em temperatura controlada entre 2ºC e 8ºC.