Ruas e casas na área central de Teixeiras foram tomadas pela enxurrada na manhã de hoje (11), após a cidade ser atingida por fortes chuvas. Segundo Bruno Mendonça, secretário municipal de obras a Rua Antônio Moreira Barros foi a mais atingida e conta apenas com quatro bueiros para o escoamento da água da chuva. O volume de água foi maior que a capacidade de comporta das bocas de lobo. Outro agravante dos alagamentos segundo o secretário, é a grande quantidade de lixo espalhada pelas ruas da cidade, o que acabou sendo arrastado pela enxurrada e obstruindo os bueiros que consequentemente ficaram entupidos.
Algumas casas foram invadidas pela água como é possível observar na imagem ao lado, mas segundo Bruno Mendonça não houveram grandes perdas materiais e nenhuma pessoa ficou ferida ou precisou ser retirada de suas residências.
Bruno Mendonça reconhece que a prefeitura não está preparada para lidar com situações como essa. "Os gestores passados poderiam ter feito mais alguma coisa nessa questão de rede de esgoto e de águas pluviais, que se encontram todas entupidas na cidade. Não foi olhada acredito eu, até por falta de chuvas na cidade." O secretário enfatizou ainda, que a população deve se atentar ao horário de coleta de lixo e nunca colocar o lixo para fora depois da passagem do caminhão.De acordo com ele, animais soltos nas ruas acabam rasgando os sacos colocados fora de horário e o lixo fica espalhado. Quando vem a chuva ele é carregado até os bueiros e acaba causando alagamentos na cidade.
No início desta tarde a Prefeitura de Teixeiras emitiu uma nota oficial para desmentir um boato de que a cidade havia sido atingida por uma tromba d'água e estaria precisando de ajuda.
Na nota a prefeitura informou que um grande volume de chuvas caiu sobre a cidade, mas que não causou graves problemas e que toda assistência necessária está sendo prestada aos moradores atingidos. Funcionários da secretaria de obras estão empenhados em limpar a cidade.
Confira na íntegra a entrevista do secretário de obras de Teixeiras, Bruno Mendonça, ao programa Bom Dia Cidade da Rádio Montanhesa FM 106,5.