Na noite da última segunda-feira, 12, dezenove esportistas viçosenses, apoiados pela Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico e Esportes (Secult) em 2022 se reuniram com o prefeito Raimundo Nonato Cardoso (PSD).
O encontro aconteceu no Salão Nobre Professor Arduino Bolivar, do Centro Administrativo Municipal Prefeito Antônio Chequer, e também contou com a presença do secretário Thomas Medeiros, dos chefes dos departamentos de Cultura e de Esportes, Marcelo Augusto e Adailson Abranches, respectivamente, e da secretária executiva Eliene Maia, gestora de fomento da Secult.
Neste ano, 67 apoios foram concedidos para que artistas e atletas de alta performance de Viçosa pudessem participar de eventos competitivos e de formação fora da cidade, representando o município pelo Brasil (e até pelo mundo). Dentre eles, apoio a equipes de futebol e de dança, com dezenas de integrantes. Além do ganho de experiências e troca de conhecimentos, muitos voltaram de seus destinos com medalhas e títulos de campeões.
A reunião desta segunda foi promovida visando o compartilhamento das conquistas das pessoas apoiadas com o prefeito municipal e a equipe da Secretaria de Cultura, visibilizando e reforçando a importância do trabalho realizado por ambas as partes. “É um orgulho que a gente tem de ter vocês aqui nesta noite, um sinal de que vocês acreditam nesse mecanismo e que está funcionando” comentou Thomas Medeiros em sua fala. O secretário frisou ainda o esforço da Secult para atender os artistas e atletas e que o grande retorno dos apoios oferecidos traz, além de muita satisfação, estímulo para buscar mais recursos e ampliar as oportunidades de expansão da cultura e do esporte viçosenses.
Quase a totalidade dos presentes na reunião relatou suas experiências com o apoio da Secretaria. Na ocasião, todos reconheceram a preocupação da atual gestão em apoiar o esporte e a cultura do município, parabenizando o avanço e o diálogo aberto e agradecendo a oportunidade.
Dentre os relatos, Marco Antônio de Jesus, dançarino de Viçosa, relembrou sua participação no desfile do Carnaval do Rio de Janeiro como parte da comissão de frente da Portela, situação que abriu portas para sua carreira como dançarino e educador físico; Camila Fernandes descreveu seus momentos como competidora dos esportes radicais após 10 anos praticando skate, começando a competir apenas este ano e já alcançando uma ótima classificação em campeonato nacional; Arlindo Paiva falou em nome dos lutadores de artes marciais da cidade, relatando suas trajetórias até as competições e a forma que o esporte transforma e salva a vida das pessoas; João Paulo Souza realçou sua representatividade enquanto atleta paraolímpico; entre outros.
Encerrando a reunião, o prefeito agradeceu a presença e a luta diária dos esportistas presentes, reforçando a importância da cultura e do esporte na sociedade e da necessidade de apoio aos agentes destas áreas. Ao final de sua fala, Raimundo Violeira se colocou à disposição e reafirmou seu compromisso com o público, deixando boas perspectivas para o ano de 2023.
Informações PMV